Symantec identifica ameaça conta Word 2003

0

A Symantec detectou uma atividade nociva no Word 2003, denominada ?zero-day?, originária da Ásia e que, aparentemente, tem como alvo principal as grandes organizações. Talvez por esse motivo não tenha, ainda, se espalhado amplamente.

Segundo a companhia, esse tipo de ameaça utiliza arquivos com vários objetos de ilustração, como slides do PowerPoint e gráficos do Excel, junto com o Backdoor.Ginwui ? uma parte do código que abre uma brecha para invasão do sistema (back door), no computador do usuário. Através dessa brecha, o invasor remoto obtém informações sobre o sistema e executa o código na máquina atacada.

A Symantec também identificou esses documentos maliciosos do Word com o Trojan.Mdropper.H, e classificou o Backdoor.Ginwui e o Trojan.Mdropper.H como ameaças categoria 1, em uma escala até 5 (mais grave).

Como resultado da atividade de exploração dessa vulnerabilidade ?zero-day?, o Symantec Security Response elevou o nível de alerta do ThreatCon para nível 2 (o máximo é 4). O Symantec ThreatCon fornece uma ?previsão meteorológica? geral das condições da Internet.

O diretor sênior do Symantec Security Response, Vicent Weafer, disse que no passado foram identificados vários tipos similares de ataques direcionados com o objetivo de se aproveitar de explorações em aplicativos comerciais, como o Word. Esse caso, segundo ele, ilustra a tendência de ataques ?zero-day? direcionados a alvos específicos.

Para evitar problemas decorrentes da ação desse tipo de ameaça, a Symantec recomenda que os usuários evitem abrir anexos de e-mails desconhecidos ou não esperados e utilizem senhas seguras em qualquer arquivo compartilhado do Windows. Outra orientação é manter atualizados os softwares de segurança da internet e fazer backup dos dados em mídias de armazenamento off line.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.