A Villares Metals investiu aproximadamente R$ 400 mil na adoção de novos aplicativos de gestão das áreas fiscal, de comércio exterior e de fluxo de caixa para suportar o novo ambiente de processamento das operações, implantado com a mudança de controlador. Gigante na produção de aços de alta liga, utilizados na fabricação de inox, ferramentas e peças forjadas, a companhia, antes pertencente ao grupo Aços Villares, foi incorporada pelo grupo austríaco Bohler-Uddeholm.
O gerente de TI da Villares Metals, José Antonio Furtado, explica que a adoção dos sistemas desenvolvidos pela Procwork vai permitir o controle da produção, de 70 mil toneladas de aços especiais por ano ? metade desse volume é destinado ao mercado externo. A empresa, que conta atualmente 1,6 mil funcionários, apresenta faturamento bruto anual de R$ 903 milhões por ano.
Com o projeto, a empresa ganhou agilidade na tomada de decisões. A solução de fluxo de caixa (PW.FC), por exemplo, eliminou o uso de planilhas em Excel, necessárias para o fechamento mensal. Hoje, tudo é realizado através de relatórios. O aplicativo de comércio exterior (PW.CE) permite o controle de pagamentos, que antes era feito manualmente, e mantém as informações atualizadas diretamente no sistema. Já o sistema para a área fiscal (PW.SATI) permite manter o correto atendimento às exigências do Fisco, principalmente em relação às constantes mudanças na legislação.