Comissão de Ciência e Tecnologia vai debater as telecomunicações

0

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados vai realizar o seminário "As Novas Telecomunicações Brasileiras". De acordo com o deputado Jorge Bittar (PT-RJ), autor da proposta aprovada no dia 16/5, ao final do encontro serão divulgadas as conclusões dos debates, para levar a discussão a todos os setores interessados.

O seminário, que ainda não tem data marcada, será realizado em parceria com o Ministério das Comunicações, com a Anatel e com o Senado.

Dentre os temas a serem discutidos, Bittar destaca a convergência tecnológica e de negócios; a origem do conteúdo (nacional ou estrangeiro) nos meios de comunicação; a preservação de conteúdos regionais; a licitação da terceira geração da telefonia celular; as licitações de freqüências para a prestação do serviço de banda larga; a universalização do acesso aos serviços de telecomunicações, conforme previsto na Lei Geral de Telecomunicações, e especialmente da internet; a extensão da internet a todos os municípios brasileiros; a mudança da lei do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust); a internet pública; a situação da indústria de telecomunicações; e os projetos de lei 29/07, 70/07 e 332/07.

De autoria do deputado Paulo Bornhausen (DEM-SC), o Projeto de lei 29/07 dá às empresas de telefonia fixa e móvel o direito de produzir e distribuir conteúdo eletrônico, desde que sejam constituídas e sediadas no Brasil ou que a maioria de seu capital esteja em poder de pessoas residentes no País. As emissoras de rádio e de televisão, com base na legislação em vigor, querem ter exclusividade na prestação desses serviços.

Já o Projeto de Lei 70/07, do deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP), é relativo à produção, à programação e ao provimento de conteúdo nacional para os veículos de comunicação eletrônica. Do deputado Paulo Teixeira (PT-SP), o PL 332/07 refere-se à produção, à programação, ao provimento, ao empacotamento e à distribuição de comunicação social eletrônica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.