A multinacional portuguesa de saúde Alert se juntou à Benner Sistemas, desenvolvedora de soluções de gestão de saúde do grupo Globalweb, para formar a joint venture Alert & Benner voltada a este setor. Com investimento de R$ 115 milhões, a nova companhia tem como meta atingir R$ 300 milhões de faturamento em três anos.
A nova empresa, que passa por processos de aprovação do conselho de ambas as companhias, fornecerá prontuário eletrônico e gestão clínica integrados a sistemas de gestão hospitalar, administrativa e financeira. Além do modelo tradicional, serão oferecidas soluções em nuvem, o chamado software como serviço (SaaS, na sigla em inglês). Cerca de 400 funcionários farão parte da Alert & Benner, com escritórios principais em São Paulo, Maringá e Belo Horizonte.
O diretor Executivo da Alert Brasil, Luiz Marcos Brescia, que ocupará o mesmo cargo na joint-venture, diz que num primeiro momento haverá apenas a integração da oferta comercial, que será responsabilidade da diretora comercial da Benner, Lucrecia Oliveira, pois não há ainda a necessidade de incluir a área de suporte, já que não há clientes no momento. Para ele, existe a possibilidade de replicar a joint venture nos países onde a Alert tem presença (Chile, México e Guatemala) pode ser outra oportunidade de expansão dos negócios.
Ele explica que a solução de gestão médica da Alert se integra perfeitamente com as soluções de gestão e administração da Benner, pois ele tem um conceito de barramento de dados que se conecta com qualquer plataforma. ’’Com a junção das duas empresas, teremos cerca 50 mil usuários ( 40 mil da Benner e 10 mil da Alert) em instituições de grande porte, como as unidades de pronto atendimento do estado de Minas Gerais, santas casas mineiras, Unimed de Belo Horizonte, ,Instituto Nacional do Câncer – INCA, entre outros.
Severino Benner, presidente da Globalweb, diz que a nova empresa poderá ter uma oferta integrada para instituições menores e para o governo, no modelo de software como serviço e pagamento mensal, com padrão de qualidade oferecida pelas grandes multinacionais do setor, já que fez parceria com a Microsoft para usar a plataforma Azure e com a EMC, para o armazenamento de dados em seu data center de alta disponibilidade.