Enquanto a Apple se estabelece no topo, a Nokia não está mais entre as cem marcas mais valiosas do tradicional estudo anual da agência WPP, BrandZ. A fabricante do iPhone tem valor estimado em US$ 183 bilhões, 19% superior em relação ao mesmo estudo do ano passado.
Na segunda posição, a IBM tomou o lugar do Google, com US$ 115 bilhões e aumento de 15% na valorização anual de mercado. O gigante de buscas aparece na sequência, com US$ 107 bilhões e depreciação de 3% na mesma comparação. No ranking top 10, apenas três delas não são da área de TICs: McDonalds, Coca-Cola e Marlboro.
A Microsoft também teve ligeira queda (2%) em seu valor, mas se manteve na mesma posição do ano passado, em quinto lugar. A queda mais notável é, sem dúvida, a da Nokia – no ano passado, estava na 81ª posição, mesmo com um declínio de 28% no valor. Neste ano, a fabricante finlandesa sequer aparece na lista, dada a dificuldade pela qual passa no mercado de smartphones. Para se ter uma ideia de quão grande está sendo o fracasso da companhia, há quatro anos, ela aparecia em nona colocação.
A alta meteórica também é de uma empresa de tecnologia. O Facebook subiu 16 posições e chegou ao 19º lugar, com elevação de 74% no valor da marca, estimado em US$ 33 bilhões. O estudo completo está disponível online.