O serviço de carona particular Uber está tentando levantar uma linha de crédito de US$ 1 bilhão junto a bancos, segundo pessoas familiarizadas com o assunto disseram ao The Wall Street Journal, movimento que pode sinalizar uma eventual oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês).
De acordo com as fontes, a empresa entrou em contato recentemente com grandes bancos sondando o quanto eles estariam dispostos a oferecer para o empréstimo, e em que termos. Cerca de seis a sete instituições financeiras devem participar do negócio.
Negociar uma linha de crédito é um movimento que muitas vezes sinaliza os primeiros estágios de preparação para abertura de capital, uma vez que fortalece a relação com bancos. Outras empresas de tecnologia como Facebook e o chinês Alibaba, também buscaram linhas de crédito antes de realizarem seus IPOs. No entanto, um IPO do Uber não é iminente, segundo as pessoas familiarizadas com as negociações. Uma das fontes afirmou que a oferta pública não é esperada até no mínimo no próximo ano.
Algumas medidas do Uber já haviam apontado em direção a uma possível abertura de capital, incluindo sua valorização de US$ 41 bilhões em uma recente rodada de captação de recursos e uma venda de dívida conversível para investidores, cujo valor está atrelado em parte a um futuro preço do IPO.