O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e a Microsoft Brasil realizaram na terça-feira (20/6), em São Paulo, a formatura simbólica de 30 mil diretores e coordenadores escolares que participam do programa Gestão Escolar e Tecnologias.
A iniciativa tem por objetivo capacitar educadores no uso da tecnologia da informação e comunicação para melhoria do processo de aprendizagem e para aumentar a eficiência na administração escolar.
O programa Gestão Escolar e Tecnologias foi realizado pela primeira vez como resultado de uma parceria entre Microsoft, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e a PUC-SP. No ano passado, Goiás também aderiu ao programa e por meio de uma parceria com o Consed a iniciativa foi implantada em outros nove estados.
Além de São Paulo e Goiás, fazem parte do programa Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins. A iniciativa é parte dos esforços contínuos do Consed para melhoria da qualidade do ensino na rede pública.
?A Microsoft acredita que as tecnologias da informação e comunicação são ferramentas que podem contribuir muito para a melhoria do processo de aprendizagem. O Gestão Escolar e Tecnologias surgiu para levar essas ferramentas para mais perto dos dirigentes das instituições de ensino. Os resultados são muito positivos e pretendemos expandir essa iniciativa até o fim deste ano?, afirma Ana Teresa Ralston, gerente de programas educacionais da Microsoft Brasil.
O programa beneficiado não só as escolas, mas todas as comunidades onde foi implantado. Um exemplo foi a recuperação do córrego Cipoaba, no Parque São Rafael, zona Leste da capital paulista. Preocupadas com questões ambientais, as gestoras da Escola Estadual Isaac Schraiber, Teresa Tessola Cintra, Edilamar Caoneto Zago e Kátia Nina Barbalho resolveram agir para recuperar o córrego que havia se tornado um verdadeiro esgoto a céu aberto.
Por meio de uma campanha iniciada em 2004, os alunos e professores decidiram que era hora de colocar um ponto final naquela situação. Outras entidades se propuseram a ajudar a escola e a iniciativa foi ganhando forma. Para demonstrar o quanto já havia sido feito e a importância de preservar o meio ambiente, as gestoras aproveitaram um importante recurso aprendido durante o programa e fizeram um "filminho" com fotos, textos curtos e música, produzido no Microsoft Movie Maker. ?Nossa intenção foi documentar o trabalho que estava sendo realizado e sensibilizar as autoridades para a necessidade de despoluir o córrego?, diz a professora Edilamar, vice-diretora da escola.
O resultado foi um sucesso é o filme ganhou até um prêmio no Conselho de Segurança Pública (Conseg) da região, durante uma exibição que reuniu representantes locais e da subprefeitura. ?Foi emocionante ver o resultado de nossos esforços ali?, comenta a pedagoga Teresaeresa Tessola Cintra, diretora da escola.
Mas não foi só um prêmio que a escola ganhou. No ano passado, veio a concretização do sonho: depois de tantas mobilizações e reuniões, começou a ser construído um tronco coletor para desviar o esgoto que é jogado no córrego.