Consed, PUC e Microsoft capacitam 30 mil educadores em tecnologia

0

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e a Microsoft Brasil realizaram na terça-feira (20/6), em São Paulo, a formatura simbólica de 30 mil diretores e coordenadores escolares que participam do programa Gestão Escolar e Tecnologias.

A iniciativa tem por objetivo capacitar educadores no uso da tecnologia da informação e comunicação para melhoria do processo de aprendizagem e para aumentar a eficiência na administração escolar.

O programa Gestão Escolar e Tecnologias foi realizado pela primeira vez como resultado de uma parceria entre Microsoft, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e a PUC-SP. No ano passado, Goiás também aderiu ao programa e por meio de uma parceria com o Consed a iniciativa foi implantada em outros nove estados.

Além de São Paulo e Goiás, fazem parte do programa Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins. A iniciativa é parte dos esforços contínuos do Consed para melhoria da qualidade do ensino na rede pública.

?A Microsoft acredita que as tecnologias da informação e comunicação são ferramentas que podem contribuir muito para a melhoria do processo de aprendizagem. O Gestão Escolar e Tecnologias surgiu para levar essas ferramentas para mais perto dos dirigentes das instituições de ensino. Os resultados são muito positivos e pretendemos expandir essa iniciativa até o fim deste ano?, afirma Ana Teresa Ralston, gerente de programas educacionais da Microsoft Brasil.

O programa beneficiado não só as escolas, mas todas as comunidades onde foi implantado. Um exemplo foi a recuperação do córrego Cipoaba, no Parque São Rafael, zona Leste da capital paulista. Preocupadas com questões ambientais, as gestoras da Escola Estadual Isaac Schraiber, Teresa Tessola Cintra, Edilamar Caoneto Zago e Kátia Nina Barbalho resolveram agir para recuperar o córrego que havia se tornado um verdadeiro esgoto a céu aberto.

Por meio de uma campanha iniciada em 2004, os alunos e professores decidiram que era hora de colocar um ponto final naquela situação. Outras entidades se propuseram a ajudar a escola e a iniciativa foi ganhando forma. Para demonstrar o quanto já havia sido feito e a importância de preservar o meio ambiente, as gestoras aproveitaram um importante recurso aprendido durante o programa e fizeram um "filminho" com fotos, textos curtos e música, produzido no Microsoft Movie Maker. ?Nossa intenção foi documentar o trabalho que estava sendo realizado e sensibilizar as autoridades para a necessidade de despoluir o córrego?, diz a professora Edilamar, vice-diretora da escola.

O resultado foi um sucesso é o filme ganhou até um prêmio no Conselho de Segurança Pública (Conseg) da região, durante uma exibição que reuniu representantes locais e da subprefeitura. ?Foi emocionante ver o resultado de nossos esforços ali?, comenta a pedagoga Teresaeresa Tessola Cintra, diretora da escola.

Mas não foi só um prêmio que a escola ganhou. No ano passado, veio a concretização do sonho: depois de tantas mobilizações e reuniões, começou a ser construído um tronco coletor para desviar o esgoto que é jogado no córrego.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.