O total de registros de nomes de domínios no mundo no primeiro trimestre alcançou 128 milhões, representando um aumento de 31% sobre igual período do ano passado e um aumento de 6% sobre o quarto trimestre de 2006. Os dados são do dossiê sobre a indústria de domínios na internet elaborado pela VeriSign, fornecedora de infra-estrutura digital e redes de telecomunicações.
O relatório, que destaca os dados-chave da indústria para a atividade mundial de registro de nomes de domínios, reporta que os registros de novos nomes atingiram 10,7 milhões no trimestre, o que, segundo a empresa, sinaliza a continuidade do forte crescimento que a indústria de nomes de domínios vem registrando nos últimos anos. Entretanto, em relação ao quarto trimestre de 2006, os novos registros no primeiro trimestre caíram 8%, embora tenham apresentado aumento expressivo de 25% ano sobre ano.
Os códigos de países (country code Top Level Domain Names, ou ccTLDs) aumentaram 33% ano sobre ano, para 45,7 milhões, e 5% em relação ao trimestre anterior. Apesar de cerca de 2 milhões de novos registros de ccTLDs terem totalizado apenas aproximadamente metade do recorde de códigos adicionados no trimestre anterior, o número reflete um aumento de 86% de registros na comparação anual.
A VeriSign processou aproximadamente 7 milhões de novos registros de nomes de domínios .com e .net no primeiro trimestre. Este número representou um aumento de 13% sobre o quarto trimestre de 2006 e de 13% sobre o primeiro trimestre do ano passado. No encerramento do primeiro trimestre, a VeriSign contabilizou uma base de 69 milhões de nomes de domínios .com e .net registrados, um aumento de 6% no período em comparação ao quarto trimestre de 2006 e de 28% ano sobre ano.
A VeriSign processou, em média, 30 bilhões de consultas ao Sistema de Nomes de Domínios (DNS) por dia no primeiro trimestre, o que correspondeu a milhões de usuários de internet acessando sites na web ou enviando e-mails. O DNS, segundo a VeriSign, continuou a manter precisão operacional e estabilidade em 100% do tempo no primeiro trimestre de 2007, exatamente como nos últimos nove anos.
O relatório também delineia novas oportunidades para o domínio de primeiro nível (TLD) .tv. De acordo com a empresa de pesquisas eMarketer, quase 60% dos usuários de internet nos Estados Unidos ? ou 107,7 milhões de pessoas ? assistiram ao conteúdo de vídeo online regularmente em 2006. Ao se posicionar como o TLD que reflete mais do que o endereço de um site, o TLD .tv pode conquistar reconhecimento global como destino para atrativa mídia interativa.
?O crescimento rápido e universal do vídeo online está bem documentado?, disse Raynor Dahlquist, vice-presidente da VeriSign. ?Esse novo relatório aponta que a extensão .tv permeia culturas e geografias, visto que TV desperta a mesma associação na China, na Espanha, no Brasil ou nos Estados Unidos. Em todo o mundo, o termo TV significa entretenimento de alta qualidade, o que explica por que grandes redes de difusão, associações esportivas, sites de jogos e organizações de treinamento adotaram a extensão .tv para seu negócio. Essa tendência mostra sinais de crescimento continuado.?