Fazendo jus ao título de maior empresa em sua categoria na América Latina e quarta no mundo, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) que atende mais de 25 milhões de clientes, realizou recentemente a migração do seu servidor corporativo para o Clearpath Dorado, da Unisys. Coube à fornecedora apresentar o planejamento de capacidade com análise do ambiente tecnológico da Sabesp para desenvolver o projeto de modernização.
Segundo Fernando Menezes, CIO da empresa, a Sabesp precisava passar por uma atualização em sua plataforma para focar objetivos essenciais: dar suporte ao seu crescimento e mudanças dos negócios, ter contingenciamento, melhorar a qualidade do atendimento ao cliente e o gerenciamento interno, aumentar a segurança e otimizar recursos. ?As máquinas da são excelentes, a equipe é dedicada e esforçada em atender as demandas. O relacionamento, além de bastante profissional, é também muito amigável. A renovação do contrato mostra que confiamos na parceria?, declara.
O contrato com a Unisys, no valor de R$ 50 milhões e duração de três anos, contempla dois ambientes distintos nos quais são processados no servidor os sistemas de informação voltados ao negócio e aqueles direcionados à gestão da empresa. Um terceiro é dedicado ao desenvolvimento de sistemas internos da área de tecnologia.
O ambiente de gestão da Sabesp é formado por sistemas contábil, de contas a pagar, bem como orçamento, suprimentos e empreendimentos, entre outros. Processam 400 mil transações por dia ? ou 8 milhões ao mês. Já no ambiente do negócio, há sistemas de informação como faturamento, arrecadação, agência virtual e atendimento ao público. Em ambos estão os sistemas de missão crítica da Sabesp.
Menezes explica que o servidor anterior já estava prestes a alcançar seu limite e ficar desatualizado. ?Com o servidor Dorado houve crescimento de 58% na capacidade de processamento?, revela, ao dizer que, em média, processam 2 milhões de transações por dia. ?Na máquina antiga, 99,4% das transações eram processadas em menos de dois segundos. Hoje, esse índice está abaixo de um segundo?, compara. ?O ganho com a troca da máquina é prolongado: durante 36 meses há garantia desse mesmo desempenho.?
O CIO da Sabesp conta que o Governo do Estado de São Paulo determinou que todo atendimento ao cliente seja oferecido igualmente em loja física e virtual até o final de 2007. ?O cliente já consegue resolver hoje a maioria de suas solicitações via loja virtual, uma das aplicações de missão crítica do sistema comercial, cuja média diária é de 640 mil acessos. Nossa meta é ter a disponibilidade para o atendimento 100% eletrônico no quarto trimestre deste ano?, afirma Menezes.
Menezes aponta que um dos principais itens do novo contrato com a Unisys foi a implantação de um site backup. Com a iniciativa, em caso de eventual desastre em seus sistemas ou infra-estrutura, nenhuma informação é perdida. A Sabesp transmite diariamente as informações do servidor Dorado para o site backup. ?É uma necessidade corporativa e uma garantia da continuidade dos negócios aos nossos acionistas e à organização?, diz o CIO da Sabesp. O site backup com todas as informações corporativas e de negócios da companhia está no data center da Unisys, localizado em Veleiros, em São Paulo.
Em uma oferta que conta com a parceria Unisys-EMC e Sun/StorageTek, a Sabesp passou a armazenar os dados recentes (de até um ano) em fitas no novíssimo robô SL8500. ?Trata-se de um robô modular, que pode gerenciar até 10 mil fitas. Hoje usamos 1.300, cada uma com capacidade de 20 gigabytes?.
Os dados históricos da Sabesp serão transferidos para mídias mais modernas. Hoje, a companhia tem 25 mil fitas com esse legado e toda informação será repassada para fitas de altíssima capacidade e DVDs, que, além de armazenar os dados com mais segurança, ocupam menos espaço.