O MySpace anunciou que vai demitir 420 empregados, o equivalente a 30% de sua força de trabalho. De acordo com o grupo de mídia News Corp., controlador do site de relacionamento, o objetivo é reduzir custos e tornar a empresa mais eficiente financeiramente.
Com os cortes, o site ficará com cerca de mil empregados nos Estados Unidos. A empresa de internet se recusou a dizer se voltará a promover cortes em suas operações internacionais, mercado no qual investiu pesadamente nos últimos anos, segundo informações do The Wall Street Journal, também de propriedade da News Corp. No entanto, rumores surgidos nesta segunda-feira, 22, dão conta que a empresa fechará suas operações no Brasil, por exemplo, embora até o início da noite essa informação não tenha sido confirmada pela empresa.
A medida foi tomada menos de dois meses depois de o MySpace ter substituído a sua equipe executiva e nomeado Owen Van Natta, ex-executivo do Facebook, como CEO da companhia – ele afirmou que considera o atual quadro de funcionários "inflado".
Desde que assumiu o comando do MySpace, Natta têm encontrado mais dificuldades do que imaginava, de acordo com pessoas próximas à empresa, que não quiseram se identificar. Por exemplo, o tráfego do site tem diminuído mais rapidamente do que os novos administradores esperavam, disseram as fontes.
Além disso, o lucrativo acordo que mantém com o Google na área de publicidade on-line atrelada a buscas, e que já rendeu para os cofres da empresa US$ 900 milhões em três anos, expira no próximo ano, o que vem deixando o MySpace desorientado para encontrar novas receitas correntes.
O anúncio das demissões ocorre um dia após a divulgação de uma pesquisa mensal pela comScore Media Metrix nos Estados Unidos, a qual mostra que pela primeira vez o site de relacionamento Facebook ultrapassou o MySpace em número de visitantes únicos. Em maio, o MySpace atraiu 70,2 milhões de visitantes únicos, queda de 4,7% na comparação com o mesmo mês do ano passado, enquanto a audiência do Facebook quase dobrou, para 70,3 milhões.
Para completar, a receita da Fox Interactive Media, unidade da News Corp. que engloba principalmente o MySpace, caiu 11%, para US$ 187 milhões no primeiro trimestre. O lucro também recuou, enquanto os custos para um serviço de música e de outras novas ofertas no MySpace aumentaram exponencialmente.
Diante disso, a News Corp. deve cortar também algumas posições na Fox Interactive, o que inclui funcionários das áreas jurídica, de finanças e contabilidade, enquanto outros empregados serão redistribuídos pelas diferentes unidades de negócios, de acordo com uma pessoa próxima à empresa.
- Quadro inflado