As vendas de PCs no Brasil devem atingir 13,2 milhões de unidades neste ano, o que representará crescimento de 20% em relação a 2009, segundo a IDC. A consultoria pondera que, apesar de o segmento de usuários domésticos continuar aquecido, o destaque deve ficar por conta do mercado corporativo, que mostrou forte recuperação no início do ano.
Somente no primeiro trimestre foram comercializados 2,9 milhões de PCs no país, aumento de quase 40% na comparação com igual período do ano passado. As vendas para o mercado corporativo tiveram aumento de 30%. "Em 2010, esse setor já investiu mais do que em qualquer trimestre de 2009", completou Luciano Crippa, analista do mercado de PCs da IDC.
Do total de PCs vendidos nos primeiros três meses do ano, os desktops responderam por 61% e os laptops, incluindo notebooks e netbooks, por 39%. "Os lançamentos dos chamados computadores 'tudo-em-um' trouxeram uma grande expectativa para o mercado de desktops", frisou Crippa.
O analista ressaltou ainda que o aumento nas vendas de notebooks para usuários domésticos também foi bastante expressiva, superando, em unidades, as vendas de desktops para o segmento de usuários domésticos. "Pela primeira vez na história, o segmento de usuário doméstico de notebooks foi maior, respondendo por mais de 50% das vendas", enfatizou Crippa.
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