A IBM manteve a liderança no ranking de patentes de 2014, registrando mais patentes nos EUA do que qualquer outra empresa pelo 22° ano consecutivo. A gigante da tecnologia registrou 7.481 patentes no ano passado, de acordo com dados da Intellectual Property Owners Association (IPO), associação que reúne empresas de vários setores e áreas de tecnologia que possuem ou estão interessados em obter direitos de propriedade intelectual. O número é cerca de 10% do que o registrado em 2013, quando a empresa catalogou 6.809 patentes.
Juntamente com a IBM, as quatro maiores empresas na lista Top 300 permaneceram na mesma posição no ranking em 2014: Samsung Electronics, com 4.936 patentes, Canon, com 4.172 patentes incritas, e Sony, com 3.214 patentes registradas (veja tabela abaixo). Trinta e nove empresas receberam mais de mil patentes no ano passado.
Para figurar na lista Top 300 de 2014, a IPO exigiu que a empresa tivesse pelo menos 104 patentes registradas pelo Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO, na sigla em inglês) no ano anterior. Em 2013, o número mínimo foi de 95 e em 2012, 88 patentes. O ranking da IPO é de patente única porque, em muitos casos, patentes concedidas a uma subsidiária são atribuídas à organização mãe. Mais de 7,5 mil empresas controladas participaram da lista de 2014.
O número de patentes concedidas é influenciado por vários fatores, incluindo o número de aplicações, que, geralmente, têm aumentado nos últimos anos. Mas, recentemente, o USPTO projetou um ligeiro declínio para este ano, pela primeira vez desde 2009. Isso pode afetar o número de patentes concedidas em anos futuros. O número de patentes concedidas também não indica necessariamente o valor da tecnologia de uma empresa, a eficácia de sua área de pesquisa e desenvolvimento (P&D), ou se ela será rentável.