A Dataholics venceu nesta quarta-feifa, 22, a 6ª Edição da Batalha de Inteligência Artificial de Startups promovida pelo PreSeries, uma joint venture entre Telefônica Open Future e BigML. O juiz da batalha foram os algoritmos do PreSeries formados por um conjunto diversificado de dados públicos e privados de mais de 370 mil companhias de todo o mundo.
Com 96,50 pontos, Dataholics foi reconhecida como a startup com maior chance de êxito entre as cinco concorrentes. A empresa captura e estrutura milhões de dados sobre usuários nas redes sociais, em sites de busca e serviços online em geral. Seu algoritmo cria perfis unificados para cada uma das pessoas analisadas baseados em indicadores de comportamento, profissionais e demográficos encontrados em seus e-mails e celulares, entre outros.
Durante a batalha, cada startup fez um pitch de cinco minutos e respondeu às questões de PreSeries, que se manifestava por meio de uma assistente de voz. Sem intervenção humana, o algoritmo analisou aspectos chave dos negócios e atribuiu notas de 0 a 100 como forma de prever a probabilidade de sucesso das empresas competidoras.
Em segundo lugar, ficou a Itera, com 86,81 pontos. Criada em 2008, em São Carlos, a startup desenvolveu uma plataforma de machine learning, a Alice, que analisa casos relacionados a finanças e ao marketing. Em terceiro lugar, ficou Mr. Descartes, com 62,13 pontos. A empresa oferece um chatbot que ajuda as cidades a melhorar a gestão de resíduos e sua sustentabilidade.
Voice Commerce, que terminou na quarta posição com nota de 62,12, atua com um voicebot que oferece uma experiência de compra online simples, segura e objetiva, por meio de comandos de voz. Finalmente, Data H ficou em quinto lugar, com 62,10 pontos. A startup cria produtos inteligentes e desenvolveu seu próprio ecossistema para permitir e proporcionar projetos de Inteligência Artificial em diferentes setores.
A batalha ocorreu durante a PAPIs Connect 2017- Conferência Internacional sobre Aplicação Preditiva e APIs (Interface de Programação de Aplicativos).
PreSeries é uma joint venture entre Telefónica Open Future_ e BigML que usa dados públicos e privados de startups para encontrar padrões de comportamento, que ajudam investidores a prever que empresas terão mais sucesso e assim poder garantir um potencial investimento.
Os modelos preditivos do PreSeries vão sendo construídos sobre a plataforma de Machine Learning do BigML, combinado com a experiência mundial do Telefónica Open Future no campo do investimento. Estes modelos preditivos estão baseados em fatos, dados existentes, e por isso facilitam aos investidores a tomada de decisões. A versão BETA pode ser solicitada no site do PreSeries.