A Veritran, empresa que simplifica a construção de soluções digitais através da sua plataforma Low-Code, apresenta um novo serviço de pagamento digital via reconhecimento facial. O produto faz parte do pacote Digital Payments Solutions e foi desenvolvido para bancos e fintechs que buscam revolucionar as experiências de compra e venda de consumidores e empresas.
Por meio da tecnologia biométrica 3D, a solução permite autenticar a identidade do consumidor, que, por meio de um scan facial, poderá adquirir bens e serviços sem a necessidade do uso de cartões, dinheiro ou dispositivos móveis. A proposta é tornar o processo de pagamento invisível, seguro e sem atritos. Dessa forma, o esquecimento da carteira ou a falta de bateria no celular não será mais um problema quando uma pessoa deseja comprar um produto em um ponto de venda como, por exemplo, um supermercado.
O novo serviço Veritran pode ser usado por qualquer tipo de ponto de venda e é facilmente integrado a carteiras digitais pré-existentes, permitindo que os comerciantes acessem uma nova forma de pagamento por débito em conta, rápido e seguro.
Oferecido às instituições bancárias, o novo serviço consiste numa solução ponta a ponta que inclui as funcionalidades de cadastro biométrico (app para cadastro de consumidores finais), cobrança biométrica (app para comércios) e back office da tecnologia (para instituições bancárias).
É uma solução de autenticação de pagamento segura que oferece facilidades como melhorias no check-out, na decisão de compra, na experiência do cliente e no tempo de atendimento. Da mesma forma, reduz atritos e gargalos na hora da venda, bem como o custo da não venda por impossibilidade de pagamento sem qualquer tipo de meio físico.
Para acessar, o consumidor deve primeiro se cadastrar na solução por meio do aplicativo do seu banco, associando seus dados pessoais e a biometria facial à sua conta. Por parte dos lojistas, eles poderão cadastrar o serviço por meio das entidades bancárias que o oferecem e integrá-lo facilmente às suas opções de pagamento digital.
Então, o processo é extremamente simples: o consumidor pode optar por pagar com biometria em qualquer negócio aderido, disponibilizando seu CPF previamente associado às suas informações biométricas e autenticando sua identidade por meio de um escaneamento facial 3D.
Os pagamentos sem contato estão em ascensão em todo o mundo e especialmente no Brasil, foi identificado um grande aumento na sua utilização. De acordo com uma pesquisa realizada pela Bain & Company, em dezembro de 2020, 35% dos usuários já os usaram algum tipo de pagamento digital no último ano.