O Santander Brasil lança nesta semana no WhatsApp sete novas funcionalidades para os seus clientes. Com as novidades, o Santander chega a 39 serviços ativos dentro da plataforma – o dobro se comparado a 12 meses atrás quando o serviço WhatsApp Pay foi lançado. Até o final do ano, o Banco projeta dobrar esse número, fechando 2022 com pelo menos 80 serviços disponíveis.
Dentre as novas funcionalidades que acabaram de ser disponibilizadas está a solicitação de acordos de renegociação de dívidas, um dos atendimentos de maior demanda nos canais convencionais do Banco. Para os clientes que possuem cartão de crédito, passa a ser possível solicitar o código de barras da fatura, além da consulta de senhas e status da entrega de novos cartões. Esses serviços também estão disponíveis para o cliente PJ.
Outras três funcionalidades atendem a clientes que possuem financiamento de automóvel, bens ou serviços com o Santander Financiamento. No canal será possível solicitar com toda a comodidade segunda via de boletos, antecipação de parcelas, ou mesmo a quitação de contratos.
As inovações consolidam o Santander como instituição financeira, hoje, com o maior número de operações disponíveis no aplicativo de mensagens mais utilizado pelos brasileiros. Hoje, o banco tem, também, a maior média de usuários únicos na plataforma. Mais de 7 milhões de clientes do Santander já realizaram pelo menos uma operação nos últimos 12 meses via WhatsApp.
Segundo Marcela Ulian, superintendente executiva de Negócios Digitais do Santander, metade da base ativa dos clientes do Banco já utilizou o aplicativo de mensagens para realizar serviços financeiros desde o lançamento do canal. "Não tem como prever qual será o principal canal digital dos brasileiros no futuro, mas sabemos que a tendência é que ele esteja em ecossistemas digitais fora do banco. A única certeza que temos e que estaremos onde o nosso cliente estiver", afirma.
A instituição financeira utiliza de forma integrada o Gent&, a ferramenta de inteligência artificial do banco, no canal para oferecer a melhor experiencia de atendimento digital do setor para os clientes. Além de ser a única do país cuja Ouvidoria oferece atendimento humano também via WhatsApp e, segundo a executiva, essa modalidade de interação será estendida para outros serviços ainda esse ano bem como muitas outras novidades.