A Qualcomm Technologies anunciou hoje dois chipsets de modem com capacidade de satélite: o Qualcomm 212S Modem e o Qualcomm 9205S Modem. Os novos chipsets de modem da Qualcomm alimentam casos de uso industrial fora da rede que exigem conectividade de rede não terrestre (non-terrestrial network – NTN) autônoma ou conectividade híbrida ao lado de redes terrestres e permitem que empresas, desenvolvedores, ODMs e OEMs de IoT aproveitem informações e insights em tempo real para gerenciar projetos de negócios. A Qualcomm Technologies está envolvida com a Skylo, um provedor de serviços NTN, para ajudar a habilitar e operar esse novo meio de conectividade.
O modem Qualcomm 212S permite que dispositivos IoT estacionários usem comunicação via satélite para conectividade off-grid de alto nível. O sistema é projetado com consumo de energia ultrabaixo para aplicações em locais remotos e fixos, ajudando a promover uma vida útil prolongada.
As aplicações incluem a coleta de telemetria e dados de tanques de água e gás, medidores e outros equipamentos de infraestrutura. Também é adequado para monitoramento de rede de serviços públicos, relatórios de detecção precoce de incêndios, instalações de mineração on-shore e off-shore e gerenciamento ambiental.
O Qualcomm 212S é o primeiro modem somente IoT-NTN da Qualcomm Technologies que suporta os padrões 3GPP Release 17 para comunicações via satélite. Ele é projetado para eficiência de custo e valor, com apenas o essencial necessário para comunicações via satélite e nada mais.
O Qualcomm 212S também é compatível com o recém-anunciado processador Qualcomm® QCM4490 para fornecer facilmente conectividade via satélite de ultrabaixa potência para dispositivos portáteis industriais. Essa importante integração potencializa recursos de mensagens bidirecionais de tempo crítico e entrega de carga útil unidirecional entre dispositivos e pontos finais do cliente ou a nuvem da Qualcomm Aware, tudo isso enquanto ajuda a promover o tempo útil estendido do dispositivo.
O modem Qualcomm 9205S permite que dispositivos IoT se conectem facilmente a redes celulares e de satélite para uma cobertura praticamente livre de lacunas e integra o GNSS para fornecer dados de localização.
É ideal para aplicações industriais que exigem conectividade terrestre e via satélite híbrida sempre ativada para bens e ativos em movimento. As aplicações incluem rastreamento de contêineres de transporte transoceânico, rastreamento de equipamentos agrícolas e pecuários, rastreamento global de frota e frete para gerenciamento da cadeia de suprimentos, inclusive para parceiros logísticos que realizam entregas remotas.
O modem usa praticamente a mesma arquitetura do modem Qualcomm 9205, facilitando a atualização de projetos de equipamentos para incluir conectividade via satélite e permitir conectividade híbrida. O sistema ajuda a habilitar casos de uso do tipo hub por meio de um processador de aplicativos altamente capaz e suporte periférico para uma ampla variedade de aplicativos IoT.
Como o Qualcomm 212S, o Qualcomm 9205S adere aos padrões 3GPP Release 17 para comunicações via satélite, facilitando o estabelecimento de conectividade IoT-NTN usando satélites GEO/GSO e eliminando a necessidade de posicionamento de dispositivo específico de orientação.
Tanto o Qualcomm 212S quanto o Qualcomm 9205S se integram facilmente à Qualcomm Aware Platform para serviços de conectividade NTN e gerenciamento de dispositivos em áreas remotas ou para gerenciar projetos de negócios que dependem de dados precisos e em tempo real para a tomada de decisões críticas.