A Ericsson anunciou nesta terça-feira, 22, que ampliou seu cash flow no segundo trimestre deste ano mas que os lucros caíram 70% comparado ao mesmo período do ano passado, registrando 202 milhões de euros. As vendas cresceram 2% para 5,13 bilhões de euros.
A queda do lucro é atribuída à reestruturação de custos promovida pela companhia e à queda na contribuição da Sony Ericsson no trimestre. A joint venture na área de celulares entre a japonesa Sony e a empresa sueca registrou no segundo trimestre um lucro de US$ 8 milhões ante US$ 327 milhões do ano anterior.
Excluindo a Sony Ericsson o fluxo de caixa aumentou para 900 milhões de euros saindo de 180 milhões no ano anterior. A margem operacional, excluindo a joint venture e os custos de reestruturação, caiu para 9,7% ante 16,4% em 2007.
As vendas de produtos de rede caíram 1% no segundo trimestre, parcialmente devido a fraqueza do dólar, mas com grandes variações regionais. Na Europa, por exemplo, as vendas foram fracas, mas o mercado norte-americano reagiu e a companhia cresceu 47% ano a ano, assim como nos mercados emergentes.