Pelo quarto mês consecutivo, os preços dos produtos vendidos pela internet registraram deflação, atingindo de 1,99% em julho. É o que constatou o índice e-Flation, indicador elaborado pela escola de negócios da Fundação Instituto de Administração (FIA) em parceria com a consultoria Felisoni & Associados, divulgado nesta terça-feira, 22.
A queda de preços foi constatada em sete das 11 categorias avaliadas pelo índice. De acordo com o levantamento, as que mais contribuíram para o resultado negativo foram a linha branca, com 3,86%, cine e fotos (3,81%), eletroeletrônicos (2,88%), brinquedos (1,96%), eletroportáteis (1,74%), além de informática, que apontou queda de 0,26%, e telefonia, com 0,16%.
Mesmo com a queda em 70% das linhas avaliadas, o e-Flation também apontou inflação no mês de julho. Foi o caso das categorias CDs e DVDs (3,41%), seguida por livros, que registrou 1,78%, e por perfumes e cosméticos, cujo aumento foi de 1,69%.
O e-Flation de julho, avaliado a partir da segunda quinzena do mês anterior à primeira do mês em referência, acompanha as mudanças realizadas a partir de abril deste ano: a composição da cesta de produtos foi alterada com base nas vendas totais por categoria em 2007, apuradas pela e-bit, 71,2% dos itens vendidos na internet e avaliados pelo indicador; a categoria produtos para casa foi substituída por eletroportáteis; e a criação do grupo cine e fotos. Todas as demais sofreram revisão e ampliação dos produtos que compõem suas cestas, com base nas listas de mercadorias mais vendidas nos sites preferidos pelos internautas.
Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, compõem o que se chama de "campeões de vendas". A verificação da inflação para automóveis nas vendas on-line é elaborada à parte e serve como fonte de dados os sites das montadoras brasileiras. A cesta é composta pelos modelos mais populares de cada uma dessas empresas, uma vez que estes modelos são considerados os mais vendidos.