A compra de pacotes pré-pagos de internet em banda larga móvel será a grande oportunidade de expansão de receita para as operadoras de telecomunicações da América Latina. Segundo análise da consultoria Pyramid Research, esse modelo de venda pode explorar a baixa penetração da banda larga fixa e via satélite na região, gerando uma nova fonte de receita, com os usuários que ainda não assinaram serviços de internet.
De acordo com o estudo, o modelo atual de venda de acesso à internet móvel das operadoras é baseado apenas na oferta de serviços de valor adicionado. Isso, diz a consultoria, deixa para trás os consumidores de baixo poder aquisitivo, ou aqueles que não usam a internet pelo celular com tanta frequência. O estudo da Pyramid aponta que a banda larga móvel pré-paga é uma grande oportunidade exatamente porque atende os internautas eventuais.
No entanto, a pesquisa também alerta que as operadoras devem oferecer serviços adequados ao que a população de seus respectivos países quer e precisa, e não apenas seguir os moldes que são oferecidos internacionalmente. A consultoria avaliou que este é um mercado negligenciado pela maioria das operadoras de telecom da América Latina, mas pontou que ainda é preciso saber quais são os modelos que se encaixam melhor na realidade de cada país.
No Brasil, Claro, Vivo e TIM já vendem pacotes de banda larga móvel pré-paga.
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