Uma pesquisa recente da Forrester Research junto pequenas, médias e grandes empresas B2B (business to business) dá uma ideia de como tomadores de decisão estão usando as principais mídias sociais em prol dos negócios.
Foram ouvidos 382 profissionais dos departamentos de TI, benefícios, finanças, marketing e venda de empresas nos Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha e Reino Unido.
Entre os vários achados, o estudo sugere que, apesar de a mídia social ser onipresente entre os decisores B2B, raramente o Facebook é usado com ênfase para fins comerciais, enquanto Google+ e Pinterest ainda estão atrasados quando à aprovação geral.
Tendo por base uma lista com os principais sites sociais, os pesquisadores indagaram aos executivos B2B os motivos que os levam a visitar ou participar de cada uma das plataformas de relacionamento analisadas.
Confira os principais resultados no quadro abaixo:
85% visitam comunidades ou fóruns neutros em relação a marcas pelo menos mensalmente. Em torno de 18% fazem isso principalmente para fins de negócios, e outros 63% para fins pessoais; |
81% visitam o LinkedIn ao menos mensalmente, com 26% fazendo isso principalmente para fins comerciais e outros 48% por motivos mistos; |
81% visitam o Facebook ao menos mensalmente, mas apenas 2% o fazem tendo negócios como motivo principal. Por outro lado, 42% o fazem principalmente para fins pessoais; |
80% usam fóruns de suporte do fornecedor ou fóruns de discussão em sites de fornecedor ou marca, com 23% fazendo isso principalmente por razões comerciais; |
62% visitam o Twitter ao menos mensalmente, mas apenas 6% o fazem tendo os negócio como principal razão. Em oposição, 20% o fazem principalmente por razões pessoais; |
O uso mensal do Google+ é de 49%, com 15% acessando essa rede principalmente para uso pessoal e apenas 4% para negócios. |
32% usam Pinterest ao menos mensalmente, mas apenas 2% têm comércio/negócio como principal razão para o acesso. |
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Com informações de MarketingCharts.com.