O governo da Alemanha, através do Ministério Federal Alemão de Educação e Pesquisa, está financiando o 6G-ANNA, um projeto que servirá de modelo para o 6G. O projeto da próxima geração de banda larga móvel conta com 30 empresas em seu desenvolvimento, com a Nokia liderando todo o processo.
O objetivo da Alemanha é fortalecer e impulsionar as agendas 6G alemãs e europeias e de impulsionar atividades globais de pré-padronização. O 6G-ANNA faz parte da iniciativa nacional "6G Platform German" e tem um volume total de € 38,4 milhões (R? 215,5 milhões), com a pesquisa com duração de anos.
A Nokia trabalhará em estreita colaboração com o consórcio, que inclui parceiros da indústria, especialistas, startups, institutos de pesquisa e universidades de renome na Alemanha.
A empresa vai se concentrar no projeto de desenho de uma arquitetura 6G e trabalhará sobretudo em três áreas de tecnologia: acesso 6G, rede das redes e automação e simplificação. Temas mais específicos sub-redes, XR e gêmeo digital em tempo real serão implementados e apresentados como testes.
Além disso, a Nokia irá interagir com o ecossistema alemão, incluindo quatro "6G Hubs" acadêmicos com mais de 60 cadeiras universitárias. Além da Alemanha, o 6G-ANNA visa interagir com outros grandes projetos emblemáticos de 6G na Europa e nos EUA para moldar os padrões globais de 6G.
A própria Nokia reconhece que as primeiras redes 6G não devem estar comercialmente disponíveis antes de 2030, mas a pesquisa deve estabelecer as bases técnicas para um 5G mais avançado, bem como a impulsionar os desenvolvimentos 6G.