O papel da tecnologia no monitoramento em tempo real nos processos logísticos

0

A eclosão da crise sanitária global de Covid-19 representou múltiplos impactos nas atividades econômicas, e não foi diferente no âmbito da logística. De modo geral, é possível afirmar que, no cenário das incertezas geradas e que tendem a prosseguir no pós-pandemia, tornou-se estratégica a utilização de tecnologias baseadas em inteligência para viabilizar o monitoramento em tempo real nos processos logísticos. 

Este imperativo ficou claro, por exemplo, com a ocorrência de vários episódios de desarranjo nas cadeias de suprimento e transporte, como no caso da paralisação de navios e, consequentemente, no envio de contêineres em várias regiões do planeta. Foi um momento crítico, sobretudo na fase inicial da pandemia, mas que ficou como um alerta para que novas situações semelhantes não ocorram.  

Outra consequência da pandemia foi o impulso recebido pelo e-commerce, em nível exponencial, em todas as partes do mundo, inclusive no Brasil. No nosso país, ainda havia uma resistência cultural por parte de muitos consumidores na utilização das plataformas de compra pela internet, mas esta postura foi superada pela realidade imposta por confinamento e duras restrições na mobilidade. 

São vários os estudos mostrando a explosão do e-commerce, em sintonia com a aceleração da inevitável digitalização da economia. E todas as tendências são de que este é um caminho sem volta. A marca que não apostar no e-commerce, e com o uso de ferramentas apropriadas ao seu negócio, estará fadada a sofrer graves danos.  

Mas a inserção adequada no universo do e-commerce tem suas exigências e uma delas é a atenção permanente à gestão dos processos logísticos envolvidos. Sem uma plataforma logística afinada e refinada, com atualização de forma constante, a marca sofrerá em um mercado cada vez mais competitivo e intensivo de bases tecnológicas.  

Neste panorama, fica evidenciada a relevância da implementação de tecnologias inteligentes no monitoramento em tempo real dos sistemas logísticos de uma empresa que trabalha com e-commerce. A aplicação de recursos de Real-Time Visibility, representa inúmeros benefícios para o cliente. 

Um deles é que o monitoramento em tempo real permite maior agilidade na tomada de decisões pelo gestor, quando for identificado algum nó na cadeia logística. É possível apurar imediatamente qual é o problema e qual a solução que pode ser adotada, nas eventuais dificuldades enfrentadas em uma entrega.  

Assim, o monitoramento em tempo real garante uma melhor coordenação da frota e pessoal utilizado, assegurando-se uma necessidade absolutamente essencial no e-commerce, a confiança do consumidor. Em tempos de expressiva influência das redes sociais, e com consumidores cada vez mais exigentes e atentos à postura das marcas, é importante que as promessas de prazo de entrega sejam cumpridas à exatidão. 

Com o uso das ferramentas de Real-Time Visibility, o cliente pode, em síntese, adquirir uma melhoria substancial de seus indicadores logísticos, como no caso do OTIF (On-Time & In-Full), que mede se as entregas estão sendo realizadas dentro do prazo e sem erros. Esse indicador mensura o nível de serviço, sendo, portanto, um dos principais indicadores avaliados pelo cliente da marca.  

São vários os indicadores que podem ser acompanhados em tempo real. Como o gasto de combustível em relação ao uso da frota, se determinado combustível é o indicado em caso de veículos flex ou se é possível algum ajuste na manutenção. Ou no caso da ociosidade da frota, que pode ser atenuada com o uso de ferramentas como o roteirizador. Outro indicador nessa linha é o do giro de estoques, evitando-se o encalhe de produtos ou a falta deles. 

Mais um indicador que pode ser monitorado em tempo real é o da não conformidade, abrangendo as perdas com reentregas ou devoluções e o que é possível fazer a respeito. Os níveis de inadimplência podem ser igualmente verificados, para indicação das medidas a serem tomadas.  

Fidelização, pela satisfação do cliente, e ampliação das vendas são alguns de outros ganhos com o uso correto das ferramentas de monitoramento em tempo real dos processos logísticos. 

Esse caminho é irreversível. Pesquisa da Gartner revelou que, até 2023, 50% das empresas líderes globais terão investido em soluções de Real-Time Visibility para atender as demandas dos consumidores.  

O-commerce representa um universo de negócios que está apenas em sua fase inicial. Com a aplicação das ferramentas construídas com as tecnologias disponíveis, é possível alcançar uma redução dos gastos em até 20% e o aumento da agilidade do processo de transporte em até 5%. As soluções de Real-Time Visibility são uma chave para a imersão do vasto mar de oportunidades do e-commerce.  

Stefan Rehm, CEO do Grupo Intelipost. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.