Com com Azure AI Foundry, Accenture reduz tempo de entrega de projetos de IA generativa em até 50%

0
A Accenture está expandindo o uso de soluções de inteligência artificial generativa com o Azure AI Foundry, da Microsoft. A iniciativa tem resultado na redução de até 50% no tempo de desenvolvimento de aplicações, ganho de 30% em eficiência operacional e corte de custos em até 20%.
Com mais de 800 mil colaboradores atuando em clientes de diversos setores, a empresa tem se concentrado na aplicação de IA em escala com foco em governança, precisão e conformidade. A estratégia envolve a consolidação de uma base técnica unificada para criar, personalizar e operar modelos com consistência, reduzindo a necessidade de integrações manuais e ferramentas isoladas.
A solução desenvolvida com a Microsoft oferece infraestrutura para fluxos de trabalho baseados em agentes, controle de versões, pipelines de implantação, filtros de segurança e observabilidade de ponta a ponta. O Azure AI Foundry centraliza funções como rastreamento de desempenho, detecção de linguagem inadequada, controle de sessões e integração com serviços como Azure AI Search, Azure App Service, Azure Functions e bancos de dados PostgreSQL.

Veja também: Executivas do Bradesco falam sobre como acelerar a inovação com IA e a importância da infraestrutura na estratégia digital

A arquitetura foi desenhada para permitir respostas contextualizadas em tempo real, controle sobre dados sensíveis e suporte à execução em ambientes híbridos. O Azure AI Content Safety e outras camadas de moderação foram aplicadas em todas as fases do ciclo de vida dos aplicativos. Com a integração ao Azure Monitor e ao Application Insights, a Accenture pode rastrear chamadas de modelos e interações de agentes com transparência.

Na avaliação dos modelos, a empresa utiliza métricas como coerência, fluência, fundamentação e segurança, além de simulações de red teaming com o Microsoft AI Red Teaming Agent, que testa os fluxos de agentes sob condições adversas.
A Accenture já implantou mais de 75 casos de uso com IA generativa, com 16 soluções em produção em áreas como saúde, energia e serviços financeiros. Um dos clientes, do setor de recursos hídricos, implementou um sistema multiagente para redesenhar seus processos de negócio com conformidade regulatória automatizada.
Segundo a empresa, a consolidação da arquitetura permitiu escalar 17 casos de uso em quatro meses para um cliente que inicialmente previa 14 projetos ao longo de oito meses. O Azure AI Foundry também simplificou o monitoramento contínuo, com alertas automatizados e ajustes iterativos em tempo real.
Para os próximos passos, a Accenture planeja ampliar os recursos de segurança e rastreamento com o uso do AI Red Teaming Agent e explorar fluxos de trabalho multimodais e vetoriais em novos contextos corporativos. A empresa posiciona a abordagem como parte de uma estratégia contínua de desenvolvimento e operação de sistemas baseados em IA com foco em confiabilidade, transparência e controle.

Inscreva-se em nosso canal do Whatsapp e tenha acesso as principais notícias do mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.