Com um investimento de US$ 1 milhão desde o começo do ano, a Samsung Corporation lançou oficialmente a marca Pleomax, destinada à comercialização de periféricos e acessórios para micros, pilhas e baterias, pen-drives e mídia magnética para armazenamento de dados, áudio e vídeo.
Ela faz parte de uma das 32 empresas do grupo Samsung, mas totalmente independente da operação Samsung Eletronics, que comercializa monitores e celulares e é mais conhecida do mercado de TI e Telecom.
Com essa nova operação, segundo Luiz Carlos de Carvalho, gerente comercial, a expectativa é gerar receitas da ordem de R$32 milhões até o final do ano. Mundialmente a empresa, com sede na Coréia, vendeu em 2005 valor FOB de US$ 150 milhões. No momento está descartada a fabricação local.
Para 2007 a meta para o mercado brasileiro é ambiciosa: 25% do mercado de armazenamento (CD, DVD, DVD+R, pen drive, cartões de memória, HDD portáteis); 10% do mercado de pilhas e baterias (o valor do mercado estimado nesse segmento é de RS$ 970 milhões); e 10% também de periféricos (mouse ótico, teclado, caixa de som, webcam). No total são cerca de 36 modelos de produtos, que devem crescer para 40 até o final do ano, com o lançamento de doc station para iPOD e dispositivos com conexão Bluetooth.
?Reconhecemos o Brasil como um forte mercado em potencial nesses segmentos e por isso apostamos nessa nova marca?, explica Carvalho, acrescentando que ?o alvo são jovens e heavy users. Os mouses e teclados, por exemplo, são de cores variadas e indicados para game, que exige resistência e durabilidade?.
Ela trabalha com os distribuidores especializados, Office Solution e CHTEch (Procalc), incumbidos de desenvolver a marca nos segmentos de escritórios, rede de papelarias, como Kalunga e Gimba, e lojas de comércio eletrônico. Em setembro, já deve estrear no site Submarino.