O cadastramento junto à procuradoria jurídica da Fapemig é indispensável para participação no edital. A documentação necessária está relacionada no endereço www.fapemig.br/cadastro.
As empresas que já enviaram a documentação de forma incompleta deverão apresentar os itens que faltam até o novo prazo limite. A fundação alerta, ainda, que as empresas já cadastradas devem conferir e, se for o caso, atualizar a documentação pendente. A situação também pode ser conferida no endereço acima.
Lançado no dia 28 de junho, o edital tem como objetivo promover a aproximação entre o setor produtivo e os centros de pesquisa de Minas Gerais. Fruto de uma parceria com a Sectes-MG e também parte do programa estruturador Rede de Inovação Tecnológica, o edital destinará R$ 2 milhões a propostas conjuntas de empresas e instituições de pesquisa para o desenvolvimento de projetos de inovação, com a contratação de mestres e doutores.
O diretor científico da Fapemig, Mario Neto Borges, participou de um seminário sobre o edital organizado pelo IEL/Fiemg e direcionado aos empresários. Na ocasião, ele destacou a importância da iniciativa, que representa uma quebra de paradigma por investir diretamente na indústria. "Isso foi possível com a criação da Lei de Inovação. Nossa proposta é criar ferramentas para promover a interação entre universidades e empresas, parceria há muito desejada."
A Fapemig abriu também um outro edital com o objetivo de financiar o desenvolvimento de tecnologia da informação para diversos arranjos produtivos locais (APLs) e cadeias produtivas do estado.
Os recursos disponíveis são da ordem de R$ 1,5 milhão e as propostas devem ser encaminhadas até 8 de outubro, em conformidade com as duas linhas: aumentar o nível de desempenho operacional, técnico, logístico, ambiental e mercadológico dos principais APLs ou formular modelos estratégicos de gestão e de operação que aumentem a produtividade e competitividade de produtos e serviços, necessários nos setores de siderurgia, mineração, energia, telecomunicação e automobilístico.
O edital apoiará projetos de gestão empresarial, integração de sistemas, automação de processos de produção, aquisição de dados e sistemas supervisórios, software embarcado e software complementar às soluções já implementadas nas empresas.