As emissoras de rádio deverão entregar até setembro os relatórios com a avaliação sobre o sistema de transmissão de rádio digital para que a Anatel e o Ministério das Comunicações possam analisar os resultados.
A escolha do sistema que o país deverá adotar, porém, será do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo ressaltou o ministro das Comunicações, Hélio Costa, que participou nesta quarta-feira (22/8) da abertura do Congresso de Tecnologia de Rádio e Televisão, realizado pela Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), em São Paulo.
Hélio Costa disse esperar que ainda em 2008 a nova tecnologia esteja em operação no país. Segundo o ministro, os testes para a propagação digital do rádio estão sendo feitos há dois anos em 23 capitais. A cada seis meses, segundo ele, as emissoras fazem relatórios parciais para a Anatel, que já preparou um documento sobre o assunto.
Em outubro, Hélio Costa diz que levará à Casa Civil e ao presidente da República o resultado dos testes, as análises técnicas e as opiniões divergentes e convergentes apuradas em todas as reuniões que foram realizadas. ?O presidente toma a decisão junto com seus assessores e ministros?, afirmou.
Como já havia declarado anteriormente, o ministrou afirmou novamente que o sistema de rádio digital brasileiro deve ser misto, atendendo tanto ao sistema norte-americano quanto ao sistema europeu. Hélio Costa explicou que há limitações nos dois sistemas para atender às necessidades do sistema brasileiro.
?Nós temos que atender no sistema de rádio digital brasileiro a todas as transmissões em FM, em ondas médias (AM) e se possível, também em ondas curtas, apesar de ser um sistema que não tem sido muito utilizado nos últimos anos. O sistema europeu não tem FM. O sistema americano, por sua vez não atende às ondas curtas, apenas FM e ondas médias. Acho que nós temos que fazer uma acomodação e encontrar o melhor caminho?, explicou Hélio Costa.
O ministro disse que o governo continua colocando à disposição de interessados a possibilidade de fazer testes com o sistema europeu de rádio digital na praça de São Paulo, onde a propagação das ondas de rádio é mais difícil. "Até agora não temos nenhuma manifestação do interesse de trazer os equipamentos e fazer os testes, que são acompanhados por técnicos da Anatel", disse Hélio Costa, ao acrescentar que o governo, contudo, "não pode ficar esperando".
Durante cerimônia de abertura do Congresso de Tecnologia de Rádio e Televisão, Hélio Costa afirmou que foi feita uma discussão pública ampla e que as mais importantes instituições de pesquisa do país foram convidadas para participar, discutir e estudar o procedimento técnico que o governo deveria adotar no Brasil.