A Apple decidiu dar um passo atrás para evitar mais problemas com a Justiça. A fabricante comunicou a desenvolvedores que o Identificador Único de Dispositivo (UDID, na sigla em inglês), que rastreia a localização de usuários do iPhone e iPad, não será mais integrado ao sistema operacional iOS.
A nova versão do sistema operacional para dispositivos móveis, o iOS 5, tem lançamento previsto para as próximas semanas. A página para desenvolvedores, que o disponibiliza para testes, informa que o UDID "foi substituído e não terá mais suporte no futuro". A empresa pode, entretanto, criar um novo identificador para cada aplicativo.
O UDID é uma identidade única que especifica a coleta de dados pessoais dos aparelhos e, em alguns casos, permite até a criação detalhada de dossiês para utilização em mais de um aplicativo. O problema é que o UDID já gerou inúmeros processos à Apple por invasão de privacidade e coleta de dados sem autorização dos usuários.
Apesar de positiva do ponto de vista dos consumidores, por aumentar a segurança e privacidade nos aparelhos, a mudança pode ser uma barreira para o uso de aplicativos, plataformas de publicidade, mecanismos de buscas e até mesmo redes de jogos sociais. Com a medida, a Apple remove uma maneira fácil por meio da qual fornecedoras dessas ferramentas ofereciam seus serviços. Anunciantes, por exemplo, dependem de um número UDID para assegurar anúncios relevantes aos usuários e rastrear quando são efetivos – um clique, por exemplo.
- Privacidade