A Petrobras apresentar nesta quarta-feira, em São Paulo, com a presença de cerca de 500 empresários o Programa Progedir, um portal de crédito para empresas fornecedoras da estatal, com a participação de agentes financeiros como Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, HSBC e Santander.
O programa, que teve início no ano passado, será apresentado pelo diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Petrobras, Almir Guilherme Barbassa. Ele viabiliza, de forma ágil e padronizada, a oferta de crédito a custo reduzido para todas as empresas que integram a cadeia de fornecedores da Petrobras. Um dos objetivos é apoiar o programa do pré-sal. A iniciativa, além da parceria com os seis maiores bancos de varejo do país, conta com apoio do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), e da indústria de petróleo e gás natural e de suas entidades de classe.
Value Added Network- VAN
Uma das empresas que fornece soluções para o Programe é a Finnet, bureau de serviços nacional que desenvolve soluções para a otimização de transações financeiras. Ela é uma das quatro VANs (Value Added Network) selecionadas para participação no projeto
Foi homologada pelos principais bancos e pela Petrobras e será uma das responsáveis pelas validações dos arquivos de pagamentos que serão trafegados pelas empresas da cadeia. Entre as atividades consta a verificação do credenciamento dos fornecedores junto ao Projeto Progredir e da validade dos contratos para que os pagamentos sejam direcionados para efetivação junto aos bancos. Além disso, ficará a cargo da Finnet, e das demais VANs participantes, o envio de arquivos ao portal criado pela Petrobras para atualização e controle das informações referentes aos pagamentos.
De acordo com Marcos Bonfá, diretor da Finnet, a seleção do bureau de serviços para participar de um projeto como o Progredir atesta a qualidade das atividades desenvolvidas pela empresa. "Nossa expectativa com a participação no programa é de que possamos estreitar as relações com as empresas que já são clientes e conquistar novos parceiros de negócios, justamente por conta da qualidade e transparência nos serviços oferecidos, além do relacionamento e preço que oferecemos ao mercado", avalia o executivo. Segundo Bonfá, a Finnet deve conquistar quatro mil novos parceiros de negócios através da participação no programa de incentivos.
- Portal de financiamento