Facebook mantém liderança na internet no Brasil em julho, aponta estudo

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O Facebook obteve 54,99% da preferência dos usuários brasileiros em julho, o que o coloca na liderança no ranking de redes sociais e fóruns no país, de acordo com dados da Experian Hitwise. No mesmo período do ano passado, o site de relacionamentos tinha 18,24% de participação de visitas, crescimento de 36,75 pontos percentuais. Em segundo lugar, ficou o YouTube, com 17,92%, e na terceira posição aparece o Orkut, com 12,42%, uma queda de 33,69 pontos percentuais na comparação anual.

O Windows Live Home obteve o quarto lugar, com 2,41%, seguido pelo Twitter (2,29%), Yahoo Answers Brasil (1,70%). Ainda entre os sites top 10 mais acessados em julho estão Badoo (1,55%), Google+ (1,17%), Bate-papo UOL (1,10%), e Tumblr (0,31%).

De acordo com dados da Experian Hitwise, as redes sociais e fóruns lideraram o ranking de categorias mais acessadas pelos usuários de internet no Brasil em julho, com 22,08% da preferência, o que representa uma alta de 5,03 pontos percentuais em relação ao mesmo período no ano passado. Em segundo lugar ficou a categoria ferramentas de busca, com 12,44% dos acessos em julho, queda de 8,88 pontos percentuais em relação a julho de 2011. A categoria sites de e-mail ocupou o terceiro lugar no ranking, com 5,44%, seguida de multimídia, com 4,97%, e páginas iniciais de portais, com 4,55% da preferência dos usuários de internet no Brasil em julho.

Ascensão mundial

Ainda conforme o estudo, as redes sociais de nicho aumentaram significativamente a participação de visitas na internet no mundo, com destaque para o Instagram e o Pinterest. O crescimento meteórico tanto do Instagram, que permite aos usuários compartilhar fotos por meio de redes sociais, e Pinterest, o pinboard online que permite aos usuários organizar e compartilhar seus interesses, fez com que as redes figurassem entre as 20 mais usadas em Cingapura, Reino Unido e Estados Unidos.

Outras redes sociais de nicho como Reddit, na Austrália, FanPop, no Reino Unido, e Stock Twits, nos Estados Unidos, também vivenciaram ganhos expressivos. O motivo para esse sucesso, segundo o estudo, é que essas redes não tentaram ser “outro Facebook”. Em vez disso, identificaram um gap no mercado e usaram a escala do Facebook para alcançar usurários. “Ambas as redes são baseadas em imagem, o que as pessoas adoram – todos nós temos uma relação melhor com imagens que apenas com palavras. Para marcas de varejo, por exemplo, um site como o Pinterest apresenta uma ótima oportunidade para promover produtos de maneira atraente e organizada a um grupo significativo de pessoas em todo o mundo. Nos próximos 12 meses, a tendência é de que observemos a proliferação de redes sociais de nicho” analisa Bill Tancer, líder de pesquisa global da Experian.

Dados da pesquisa revelam ainda que o Facebook é o driver número um de volume de tráfego para o Instagram nos Estados Unidos, Brasil e Austrália, gerando 47%, 44% e 33% de todo o tráfego, respectivamente. Já em Cingapura, 42% de todas as visitas ao Instagram vêm do Twitter, seguidas de 22% vindas do Facebook. Ao deixar o site, usuários dos Estados Unidos, Brasil e Hong Kong têm mais probabilidade de voltar ao Facebook (21%, 16% e 8%, respectivamente). Usuários de Cingapura, por sua vez, vão para o Twitter e o Twitpic, enquanto usuários do Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia vão fazer buscas no Google.

O Pinterest tem vivenciado um aumento significativo de usuários no último ano, particularmente nos Estados Unidos, onde já é a quarta rede social mais usada. No Reino Unido, a rede social está em 14o lugar na categoria. Usuários de Cingapura ficam em média 23 minutos no site, enquanto os americanos gastam 15 minutos por sessão na rede social e usuários do Reino Unido, apenas nove minutos. Americanos e cingapurenses têm mais propensão a visitar o Pinterest após terem deixado o Facebook. Já os usuários do Reino Unido vão do Google diretamente para o Pinterest.

Ainda no Reino Unido, 28% dos visitantes do Pinterest são novos usuários, enquanto nos Estados Unidos, eles representam apenas 13% em média, sugerindo que a rede pode estar chegando perto do pico em termos de novos usuários nesse mercado.

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