As vendas no varejo online registraram aumento de 21% no primeiro semestre deste ano, totalizando R$ 10,2 bilhões, de acordo com levantamento feito pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), em conjunto com a empresa de monitoramento de comércio eletrônico e-bit. Ao todo, no período, foram realizadas 29,6 milhões de encomendas nas lojas virtuais, com tíquete médio de R$ 346. Nos primeiros seis meses de 2011 foram 25 milhões de pedidos. A expectativa de crescimento para o segundo semestre em relação ao mesmo período de 2011 é de 20% e um faturamento de R$ 22,5 bilhões.
Dentre as categorias de produtos mais vendidas (volume de pedidos) entre janeiro e junho estão as categorias eletrodomésticos e saúde, beleza e medicamentos, empatadas com13%, seguidas por moda e acessórios (com 11%) livros, assinaturas de revistas e jornais com (10%), e produtos de informática (9%), em quinto lugar.
Já em relação ao mercado de compras coletivas, foram vendidos 12 milhões de cupons no semestre, a um ticket médio de R$ 60. Foram 83.233 ofertas anunciadas, cujos descontos geraram uma economia de R$ 1,4 bilhão. Em junho, 1,3% das compras online foram realizadas por meio de aparelhos móveis, sejam smartphones ou tablets. No mesmo período do ano passado esse indicador era de 0,3%.