De acordo com o estudo da aceleradora Liga Ventures, em 2017 o Brasil registrava 115 jovens empresas atuando no varejo 4.0. Em 2018, o número aumentou para 180, alta de 56%. O varejo 4.0 é uma tendência que aos poucos vêm se instalando no mercado brasileiro.
Ainda na onda da tecnologia e do varejo do futuro, de acordo com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), mais de 80% dos varejistas pretendem adotar aplicativos e QR Codes como meios de pagamento nos próximos 12 meses.
A quantidade de pessoas que fazem compras por meio de QR Codes também aumentou: em 2018 elas nem apareciam no ranking, agora já somam 17%. O estudo também mostrou que 27% dos estabelecimentos ouvidos aceitam pagamentos por meio de apps.
O período é de adaptação tanto para o lojista quanto para o consumidor. A tecnologia NFC pode substituir os pagamentos por cartões de bancos, porque precisa ser validado por biometria ou senha para funcionar quando encostado na máquina leitora e por isso traz certa segurança ao consumidor.