As chaves do sucesso de seu processo de mudança estão nas competências de seu negócio

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Vários desafios estão diante dos executivos quando lutam para tomar decisões estratégicas adequadas: a falta da "visão geral" da organização ao avaliar métricas departamentais ou pontuais (ao invés de mensurar o desempenho global), orçamentos limitadíssimos e várias iniciativas competem pelo mesmo dinheiro ou ainda que os resultados de projetos individuais nem sempre suportam objetivos de negócios comuns. Uma empresa é composta de pessoas, processos, informações e tecnologia (tanto de TI quanto operacional), mas, muitas vezes, não está claro como esses ativos contribuem para as metas de negócios. Essa falta de alinhamento dificulta a avaliação do desempenho da organização em relação aos objetivos estratégicos do negócio em nível global.

Investimentos são limitados por restrições de orçamento, e decidir quais são os mais adequados ou necessários para o crescimento da organização é uma tarefa complicada. São portfólios lotados com iniciativas que competem entre si e a dificuldade de decisão por aquelas que mais contribuem para os objetivos da empresa levam à "gestão dos decibéis" onde quem fala mais alto tem os projetos aprovados.

Como podemos nos certificar que as muitas iniciativas de mudança as quais ocorrem simultaneamente, muitas vezes executadas usando abordagens ágeis e de forma bastante independente, estão alinhadas com os objetivos do negócio?

Entender e observar a essência do que é importante e necessário, e projetar o que a empresa pode e deve fazer para atender seus direcionadores estratégicos é crucial para o sucesso. Afastar-se da política organizacional e das limitações técnicas ou financeiras é premissa antes de mergulhar na estrutura organizacional, em processos, sistemas e outros aspectos ligados à implementação. É aqui que entra o conceito de capacidade ou competência de negócios. Elas são usadas para descrever as habilidades de uma empresa, ou seja, o que ela é capaz de fazer, independentemente de como são feitas.

Mais do que isso, podem ser usadas não somente para descrever o que a empresa faz hoje, mas também para projetar as habilidades que ela precisa ter amanhã. E você pode até descobrir novos recursos que nem sabia que sua empresa tinha. O amadurecimento das capacidades existentes, ou mesmo a construção de novas capacidades, está ligado ao conceito de planejamento baseado em capacidades e fornece uma abordagem estruturada e equilibrada para apoiar o ciclo de planejamento estratégico e tático das organizações.

As capacidades ou competências não estão vinculadas a departamentos ou funções específicas na organização. Em vez disso, o que permite ao negócio ter uma competência ou uma capacidade é a combinação de pessoas, processos, tecnologia, informações e outros recursos. O sucesso de seus processos de mudança está na gestão das competências ou capacidades de seu negócio. Você já sabe como elas atendem seus direcionadores, princípios e objetivos de controle de seu negócio?

Enio Klein, influenciador e especialista em vendas, experiência do cliente e ambientes colaborativos com foco na melhoria do desempenho das empresas a partir do trabalho em equipe e colaboração. CEo da Doxa Advisers e professor de Pós-Graduação.

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