Desde a última sexta, estão abertas as inscrições para os desafios corporativos de inovação aberta da Gerdau em parceria com a Distrito, maior plataforma de transformação e inovação aberta do País. A empresa busca soluções tecnológicas no ecossistema de startups para acelerar a sua transformação digital nas áreas de Metálicos, Compras e Supply Chain, com os desafios gestão de caçambas, gestão de compras e inteligência de distribuição, respectivamente.
O desafio "Tracking Gestão de Caçambas" procura soluções que permitam rastrear a localização e fazer a melhor alocação das caçambas que transportam sucata metálica dos fornecedores para as operações da Gerdau. Para o "Tracking de Compras", o objetivo é entregar uma melhor experiência de compras para o cliente interno com visibilidade de toda a jornada de aquisição, desde a criação da requisição, até o recebimento do item ou serviço. Já o desafio "Inteligência de Distribuição", busca inovações que resolvam o problema de dimensionamento de estoques minimizando o desperdício de recursos e alocando os materiais nos locais certos no período necessário. As três frentes são para o modelo de público B2B.
A Gerdau está ainda com outras duas iniciativas de inovação em andamento, reforçando sua posição junto ao ecossistema de startups. O Gerdau Challenge FIEMG LAB, em sua 4ª edição, está trabalhando junto as startups que se inscreveram na iniciativa na busca por soluções para três desafios: Agilidade no monitoramento do carvão vegetal; Medição Online de Empeno de Perfis Metálicos na Laminação, e a Redução da Geração de Finos na Produção de Carvão Vegetal. Por sua vez, o terceiro batch de aceleração de startups da Gerdau Next Ventures, fundo de corporate venture capital e aceleradora de startups da Gerdau Next, divisão de novos negócios da Gerdau, aberto até 4 de setembro, tem como foco as logtechs e busca oportunidades de negócios no setor de logística e supply chain.
"A Gerdau tem a inovação aberta como um dos pilares estratégicos do negócio. Trabalhamos junto ao ecossistema de startups e estamos conectados com vários parceiros e mecanismos para contribuir com o desenvolvimento de segmentos e serviços fundamentais nas cadeias em que estamos presentes", diz Mateus Jarros, gerente de corporate venture capital e responsável pela Gerdau Next Ventures. "Estes três programas em andamento são ferramentas de inovação aberta utilizadas para a resolução de problemas por meio de soluções personalizadas para cada resultado esperado, nos âmbitos industrial, corporativo e de negócios", completa Giuliano Cardozo, gerente de portfólio digital na Gerdau.
A Distrito é um ecossistema de inovação em que as maiores empresas do país lançam desafios. As startups, por sua vez, podem apresentar suas soluções de acordo com os serviços que oferecem. Não existe restrição para a quantidade de desafios que uma empresa pode participar ou a quantidade de soluções que pode cadastrar por desafio.