BES nega bloqueio da oferta sobre a Portugal Telecom

0

O presidente do BES Investimento (BESI), do grupo Espírito Santo, José Maria Ricciardi, negou que acionistas de referência da Portugal Telecom formem uma minoria contra a oferta pública de aquisição feita pela Sonaecom, que está sendo analisada pelas agências reguladoras portuguesas, a Autoridade da Concorrência e a Anacom.

O Grupo Espírito Santo tem participação de 8,36% na Portugal Telecom e é um dos acionistas que rejeitaram a oferta, considerada hostil pela administração da operadora. Mas Ricciardi considerou a expressão "minoria de bloqueio" como especulativa. "O que há são acionistas que podem ter vontade de ir por um caminho e outros de seguir por outro, o que não quer dizer que não possam mudar de idéia", disse ele à Agência Lusa.

O presidente do BESI afirmou que a posição do grupo sobre a oferta pública "está dada e referenciada", embora a instituição considere que tudo está em aberto, já que os termos definitivos da oferta só serão conhecidos depois de divulgada a posição final da Autoridade da Concorrência. "Não é uma questão pura de preço", garantiu Ricciardi. "Há uma proposta da empresa [Portugal Telecom] de seguir outro caminho que não o da Sonaecom", afirmou, referindo-se à proposta de spin off (separação) da subsidiária PT Multimídia e de manutenção dos investimentos no Brasil (Vivo) e na África.

Caso a oferta tenha sucesso, a Sonaecom já anunciou que tem interesse em se desfazer da operadora brasileira de celulares, controlada por uma joint venture entre a Portugal Telecom e a Telefónica Móviles.

Ricciardi lembrou também que essas propostas foram aprovadas pelo conselho de administração da Portugal Telecom, onde estão representados os maiores acionistas da empresa. Ele defendeu que é ainda possível, "em termos de oportunidade e calendário", o aparecimento de uma oferta concorrente à da Sonaecom, o que só deve acontecer após a divulgação da posição da Autoridade da Concorrência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.