Microsoft tem planos de oferecer software grátis na web

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A Microsoft anunciou planos de oferecer uma versão gratuita, subsidiada com a venda de publicidade, de versões básicas de seus software de processamento de texto e planilha eletrônica, o Microsoft Works. A estratégia é fazer frente ao Google, que aperfeiçoou a tecnologia de vendas de espaços publicitários na rede, no mercado de programas empresariais.

Líder no mercado de software por meio do Windows e do Office, a Microsoft sempre resistiu à idéia de oferecer programas on-line. Mas a forte concorrência de empresas que oferecem produtos na web ? que além do Google, inclui Yahoo!, AOL e outras ?, e cujo modelo de negócios envolve a oferta de programas a custo zero para o usuário, subsidiados pela receita com publicidade, está forçando a companhia a rever sua posição.

A Microsoft admitiu que está estudando uma maneira de transferir o Microsoft Works, pacote básico de software de negócios que é vendido pré-instalado em PCs de baixo preço, para a web, como parte de seu portfólio de serviços on-line gratuitos. Recentemente, a empresa começou a testar o Office Live, dedicado a pequenas empresas que desejam criar contas de e-mail, sites e sistemas de colaboração em projetos.

O gerente geral de estratégia de negócios da Microsoft, Alan Yates, disse que a empresa vai considerar muitas opções para atrair usuários de nível básico. "Estamos estudando como poderemos aproveitar novos modelos de negócios como a publicidade e outras formas de pagamento, bem como em novas formas de distribuição."

O desafio para a empresa será garantir que a oferta de uma versão gratuita, ou paga por assinatura, do Works não prejudique as vendas do Office, software mais vendido no mercado, que respondeu por um quarto do faturamento de US$ 44 bilhões em 2005. A Microsoft vende o Works por US$ 50, sendo que o pacote inclui software de e-mail, calendário, processador de texto, planilha e browser.

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