A IBM anunciou nesta quarta-feira, 22, uma nova estratégia para portais corporativos com o intuito de permitir que empresas de diversos segmentos aprimorem a presença na web. Denominada Projeto Northstar, a iniciativa tem por objetivo "reinventar" o modo com o qual as pessoas interagem entre si na internet por meio da criação de experiências adaptadas ao perfil de cada visitante. Além disso, prevê a utilização de blogs, fóruns, vídeos e outras funcionalidades em qualquer tipo de dispositivo – hoje, celulares e smartphones são alguns dos meios mais utilizados para o acesso à rede mundial.
De acordo com a empresa, a nova estratégia de portais contempla uma nova família de software, que permitirá a criação de ambientes web capazes de integrar as tradicionais interfaces de visualização de conteúdo com mídias sociais e rich media. "A percepção que um cliente tem de uma organização ou marca é construída em cima de suas experiências com aquela empresa. Hoje, esta interação se dá cada vez mais por meio da web", observa Mário Costa, gerente de portais e colaboração da IBM Brasil.
O executivo diz, ainda, que, no mundo web 2.0, as operações bancárias on-line, por exemplo, se tornaram uma "norma" frente à competitividade do setor, levando instituições financeiras a buscarem novas ferramentas para criar experiências inteligentes e personalizadas a seus clientes. Farmácias e instalações de saúde são outros dois exemplos de setores que precisam oferecer aos consumidores procedimentos confiáveis e privados de pagamentos de faturas e agendamento de consultas.
- Web 2.0