O Programa Gesac, responsável pela implementação da política de inclusão digital do Ministério das Comunicações, vai capacitar mais de 500 monitores de pontos Gesac em tecnologias de informação e comunicação. Os cursos serão oferecidos em 23 estados brasileiros, com o apoio de 19 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs), rede do ministério da Educação.
O projeto de formação do Gesac conta com uma rede de ensino formada por professores, alunos dos IFETs e por colaboradores que atuam diretamente nas comunidades – os chamados Promotores de Inclusão Digital. Esta equipe capacitará, até abril de 2011, os monitores dos pontos Gesac em educação a distância, educação e cidadania e educação e comunicação.
Os monitores receberão aulas presenciais e, como contrapartida, terão de multiplicar o conhecimento em suas comunidades. Este é o primeiro curso presencial com a participação dos monitores durante o projeto, que acontecerão nos próprios IFETs e em alguns telecentros do Gesac. Cerca de 200 pessoas estão envolvidas na formação, entre professores, equipes de pesquisa e alunos.
- Formação