O tablet PC da Research In Motion (RIM), fabricante do BlackBerry, deve ser anunciado na semana que vem, segundo fontes informaram ao The Wall Street Journal. A estratégia da companhia canadense é brigar diretamente com o iPad da Apple, inclusive com um sistema operacional para tablets próprio.
O equipamento, chamado internamente de BlackPad, terá as mesmas funções que o iPad, mas só poderá acessar a rede de telefonia móvel por meio de um BlackBerry, que atuaria como modem, segundo relataram as mesmas fontes. Ainda não se sabe se o tablet será equipado com uma versão diferente do sistema operacional BlackBerry 6, que equipa o smartphone, ou se será desenvolvido um outro software específico para o novo produto.
De acordo com as fontes, o hardware do BlackPad será fabricado pela taiwanesa Quanta, em regime de OEM (fabricação terceirizada), e o chip será fornecido pela Marvell, que já fornece os processadores do BlackBerry. Procurada pelo jornal americano, a RIM disse que não comentaria boatos, enquanto a Quanta e a Marvell declararam que fabricam equipamentos para tablet PCs, mas não que poderiam falar sobre nenhum cliente específico.
- BlackPad