O iPad com o sistema operacional iOS, da Apple, deve liderar o mercado de tablets com folga pelo menos até 2014, de acordo com projeção do Gartner. A consultoria avalia que somente a partir de 2015 é que os tablets equipados com o Android, do Google, devem passar a ter uma participação relevante no mercado, capaz de incomodar o rival.
Estudo da empresa aponta que o iPad/iOS deve totalizar 46,69 milhões de unidades vendidas e fechar este ano com participação de 73,4% no mercado – inferior aos 83% de 2010 – e manter uma representatividade superior a 50 % até 2014. Já os equipamentos com o Android, juntos, totalizarão 11,02 milhões de unidades comercializadas neste ano, com participação de 17,3%.
Entretanto, em 2015 esse cenário deve começar a mudar. Enquanto as vendas do iPad devem atingir 148,67 milhões de unidades, garantindo participação de 45,5%, os tablets com o Android reduzirão bastante a diferença, fechando o ano com participação de 35,6% e 116,44 milhões de aparelhos vendidos. Em 2015, o Gartner estima também que os equipamentos equipados com o Windows, da Microsoft, somarão 34,43 milhões de unidades, respondendo por praticamente 10,5% do mercado, ao passo que os tablets da Research In Motion (RIM), com sua plataforma QNX, consquitarão participação de 8%, contabilizando 26,12 milhões de unidades comercializadas.
O Gartner projeta que neste ano serão vendidos 63,63 milhões de tablets no mundo, expansão de 261%, ante os 17,61 milhões de equipamentos embarcados em 2010. Para 2015, a expectativa da consultoria é que este volume atinja 326,3 milhões de aparelhos.