A área de educação é muito importante e não existe um limite de investimento ou uma porcentagem pré-estabelecida da receita para ser alocada à área. A informação é de Thierry Collet, vice-presidente Global de Academia & Education da Dassault Systèmes, que esteve no Brasil visitando clientes, parceiros e universidades brasileiras.
A empresa, que atua no mercado chamado PLM – Product Lifecycle Management teve receita de US$ 3 bilhões em 2013, e uma das pioneiras do mercado de software ao criar em 1980 o Catia, ferramenta de desenho de produtos em 3-D. Em 1994 entrou no mercado de "maquetes digitais" usando também elementos em 3-D para criação de modelos virtuais para projetos sofisticados, como carros e aviões.
Em 1997, ela adquiriu a Solidworks, ocasião em que passou a oferecer soluções de gerenciamento de ciclo de vendas de produtos, abrindo o leque para ofertas em vários segmentos de mercado.
A empresa continuou a sofisticar suas soluções, ao incorporar aplicativos sociais e colaborativos, para tratamento das informações (Big data), agregando todos os recursos na solução 3DEXPERIENCE, que integra inclusive a participação do consumidor no desenvolvimento do produto através das ferramentas sociais, permitindo a uma empresa controlar todo o ciclo de vida de um produto, desde sua concepção (com participação de colaboração e feed back das redes sociais), até entrega do produto final e sua posterior reciclagem.
O executivo ressalta que para a concepção de soluções inovadoras foram investidas horas de desenvolvimento e pesquisa em 34 laboratórios ao redor do mundo que somam mais de 4.500 funcionários alocados aos mesmos, onde "são realizados de testes, aplicação de conceitos, resolução de problemas e benefícios auferidos, que posteriormente são compartilhados com as universidades parcerias". Collet informou ainda que a Dassault Systèmes contabiliza mais de 100 universidades com programas de parcerias, sendo no Brasil, uma delas é a Instituto Mauá de Tecnologia, na grande São Paulo.
Outro fator relevante do programa educacional da empresa é o programa de ensino que oferece certificações aos estudantes e profissionais, que ao se formarem normalmente são mais valorizados pelo mercado e conseguem um incremento de 20% a 30% em seus salários.
A Dassault Systèmes conta com 190 mil clientes em 12 segmentos de indústrias diferentes em 140 países, motivo pelo qual desenvolveu uma plataforma de ensino a distância (EaD) multilíngua, para acelerar o ensino das diversas soluções. ''Temos um laboratório ao qual o estudante pode acessar via webcam e simular o design de um projeto para saber como ele ficaria em todos os detalhes. Por exemplo, o estudante pode simular como funcionaria um robô, seus movimentos, as visões por diversos ângulos, etc, de forma virtual, que está montado de forma virtual num local a quilômetros de distância'', exemplifica Collet.