As vendas de tablets no Brasil totalizaram 1,94 milhão de unidades no segundo trimestre deste ano, o que representa um ligeiro crescimento de 1% comparado a igual período de 2013 e uma queda de 12% em relação ao trimestre anterior, segundo dados da IDC Brasil. De acordo com a consultoria, o foco do varejo em TVs e smartphones no período que antecedeu a Copa do Mundo impactou negativamente as vendas de tablets no segundo trimestre.
Por outro lado, considerando o primeiro semestre, as vendas de tablets totalizaram 4,2 milhões de unidades, 21% a mais do que no mesmo período do ano passado, quando foram comercializados 3,4 milhões de tablets. A previsão é que esses dispositivos recuperem o ritmo de vendas acelerado neste semestre, chegando a 10 milhões de unidades vendidas ao fim do ano, com um crescimento de 19% em relação a 2013.
Segundo Pedro Hagge, analista de mercado da IDC Brasil, o tablet é hoje o dispositivo mais barato para quem procura um produto para acessar a internet. O analista ressalta que os produtos de até R$ 500 corresponderam a 77% das unidades vendidas no último trimestre – há um ano, essa participação era de 41%. "A concorrência nos produtos de entrada tem crescido muito e até mesmo fabricantes que antes ofereciam produtos com preços menos acessíveis e mais saudáveis estão competindo na faixa de dispositivos mais baratos, em detrimento da qualidade", complementa.