Instituto brasileiro investe R$ 4,5 milhões no desenvolvimento de chip

0

O Instituto de Pesquisas Eldorado foi a primeira empresa da América Latina a desenvolver um chip de 65 nm (nanômetros, medida equivalente a um milionésimo de milímetro), contendo cerca de 90 milhões de transistores e 10 milhões de gates em uma superfície de pouco menos de 20 mm². Para tal, foram investidos R$ 4,5 milhões desde a montagem de toda a infraestrutura até a formação da equipe, treinamentos e testes, em dois anos de projeto. Também participaram da ação a brasileira Idea! Sistemas Eletrônicos e a norte-americana Perceptia Device.

O chip é um demodulador para TV digital, que poderá equipar notebooks, tablets, smartphones, aparelhos de TV de tela plana, televisores portáteis, navegadores GPS, conversores e qualquer outro eletrônico. Com ele, os aparelhos passam a receber o sinal da TV digital brasileira, que usa uma variação do padrão japonês (ISDB-T). O chip será fabricado em Cingapura pelo Global Foundries, já que no Brasil ainda não há instalações para a fabricação de semicondutores com esta sofisticação.

“Nosso foco principal não é substituir a importação de chips. As ideia que justifica o investimento é ter um produto comercialmente competitivo e mostrar para o mundo que somos capazes de produzir resultados com esta complexidade”, declarou Arthur Catto, superintendente do Eldorado.

Há sete anos o Instituto Eldorado desenvolve trabalhos na área de semicondutores. O chip para TV digital foi o primeiro projeto concluído, que contou com incentivos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.