O Itaú BBA, banco de investimento, atacado e tesouraria institucional do grupo Itaú Unibanco, possuia um método complexo para extrair métricas sobre seus processos, o que prolongava o tempo de ações operacionais cotidianas. Para vencer este desafio, a instituição implementou a solução ALM (Application Lifecyle Management) da IBM, responsável pelo gerenciamento do ciclo de vida das aplicações, com a aquisição do IBM Rational Team Concert e IBM Rational Quality Manager. Com o projeto, foi possível ao banco monitorar o progresso de projetos, tendo reduzido em 75% o tempo gasto com acompanhamento.
Com a interação das ferramentas, o Itaú conseguiu realizar trabalhos paralelos, reduzindo em 50% o tempo dedicado para reescrever documentações e em 27% o período para criar e atualizar o fluxo de trabalho. “Um dos maiores benefícios que identificamos na solução da IBM foi permitir que nossos desenvolvedores se concentrem em tarefas relacionadas com a produção de código, sem dispersar a sua atenção com a burocracia desnecessária”, afirma Gabriel Lima, gerente de metodologia do Itaú BBA.
A escolha do projeto levou em consideração a capacidade das soluções se integrarem com o software já existente no banco, o Rational Build Ford, além de também operarem na plataforma Jazz IBM, do Itaú. O Rational Team Concert oferece uma plataforma de software colaborativo de gerenciamento, permitindo que o banco automatize os processos de trabalho, construções e planejamento. Já o Rational Quality Manager apoia os planos de qualidade, scripts, processos e recursos de teste.