Uma falha massiva nos servidores da Amazon localizados no norte do estado de Virgínia, nos Estados Unidos, voltou a derrubar globalmente alguns serviços online hospedados na infraestrutura da companhia nesta segunda-feira, 22. O problema aconteceu na mesma localidade onde, em julho, após uma forte tempestade, os equipamentos tiveram uma pane e deixaram indisponíveis ferramentas populares de entretenimento, como o Instagram, aplicativo de fotos adquirido pelo Facebook, e o serviço de vídeos sob demanda Netflix.
Os relatórios de reparo da Amazon Web Services (AWS), disponíveis para consulta na página da empresa, confirmam “um pequeno volume de perfomance prejudicada” no servidor em questão. Segundo a AWS, o problema está sendo investigado. Alguns usuários no Twitter, inclusive brasileiros, que possuem páginas hospedadas em servidores da companhia, relatam que seus sites estão indisponíveis.
Até o fechamento deste noticiário, o Instagram e o Netflix não tinham apresentado problemas de conexão. Em contrapartida, o serviço de reserva de viagens Airbnb, a rede social Reddit e o aplicativo Flipboard estavam inacessíveis devido ao problema.