Organizações de grande porte seguem apostando na Inteligência Artificial Generativa, mas à medida em que acomodam a tecnologia e avançam na curva de aprendizagem, elas iniciam uma fase de avaliação mais crítica do aproveitamento para resultados sustentáveis de negócio.
A necessidade de aprimoramento de conhecimentos para personalização de demandas e tratamento de dados, criação de políticas de uso e mitigação dos riscos, além da melhor mensuração do valor tangível agregado são cada vez mais preponderantes, segundo a 3ª edição do relatório global "The State of Generative AI in the Enterprise: Now Decides Next", elaborado pela Deloitte – organização com o portfólio de serviços profissionais mais diversificado do mundo.
De acordo com o estudo, dois terços das grandes empresas consultadas em caráter global – 67% – estão aumentando investimentos em Inteligência Artificial. No Brasil, 62% das organizações com lideranças entrevistadas vão nesta mesma linha, considerando a tecnologia um diferencial competitivo.
Em meio aos projetos pilotos com a IA Generativa, em caráter global, as lideranças de grandes empresas relatam como desafios a jornada de gestão da mudança e o interesse na percepção mais clara de escalada dos benefícios da tecnologia e controle de riscos.
"À medida que a implementação da inovação se aprofunda, os executivos enfrentam maiores desafios relativos ao aproveitamento eficiente e avançado da tecnologia, bem como de suas implicações. Há práticas exigidas após a fase inicial de empolgação. Os executivos estão agora mais conscientes das complexidades e buscando soluções e suporte", analisa Jefferson Denti, Chief Disruption Officer da Deloitte e líder do Deloitte AI Institute no Brasil.
Em caráter global, 42% das lideranças entrevistadas destacam a maior eficiência, produtividade e redução de custos em uma série de demandas como os principais benefícios. Para 58%, a IA Generativa já está presente em melhores produtos e serviços, ou nos relacionamentos aprimorados com os clientes.
Dentre os executivos das organizações entrevistadas, em âmbito global, 75% informaram que aumentaram seus investimentos em tecnologia em torno do gerenciamento do ciclo de vida dos dados devido à IA Generativa. Ainda assim, 55% dos respondentes afirmaram que evitam certos casos de uso da ferramenta.
Apenas 23% de todos os entrevistados consideram as organizações nas quais trabalham preparadas para a governança e gestão de riscos que a IA Generativa traz. Para 41%, suas empresas estão lutando para definir e medir impactos das iniciativas com IA Generativa, e menos da metade têm KPI's específicos.
Interesse x entusiasmo com a tecnologia disruptiva
Em caráter global, o interesse pela IA Generativa entre a maioria dos executivos seniores e membros do conselho permanece ainda "alto" ou "muito alto" (63% e 53% respectivamente). Mas os números vêm apresentando uma queda em relação à pesquisa do primeiro trimestre de 2024, com uma redução na ordem de 8 a 11 pontos percentuais.
Entre os executivos e membros de conselho de empresas no Brasil entrevistados, o interesse "alto" ou "muito alto" pela IA Generativa foi respectivamente 51% e 29% na 3ª edição da pesquisa. Houve uma queda importante: no primeiro trimestre deste ano, os resultados foram de 87% e 74%.
O relatório indica que globalmente executivos e conselheiros andam intrigados com a IA Generativa. Parte está se sentindo "confusa" (de 4% na 1ª edição para 24% agora) e parte "receosa" (de 2,5% na 1ª edição para 11% na 3ª edição).
Nessa análise de sentimento, o "entusiasmo" dos executivos entrevistados em caráter global com a IA Generativa caiu de 65% para 36% entre as edições da pesquisa. Os sentimentos de "confiança" e "surpresa" também diminuíram, mas em menor escala (de 49% para 34% e de 20% para 22%), enquanto a "fascinação" sofreu uma leve queda (de 30% para 26%).
No Brasil, a disparidade foi ainda mais acentuada quanto ao entusiasmo com a IA Generativa. Entre os executivos seniores entrevistados, o registro foi de 87% empolgados na 1ª edição para 51% na edição atual.
"Isso sugere que os executivos estão enfrentando incertezas e preocupações em relação à tecnologia. Apesar de notarem benefícios, há toda uma jornada de investimento, adaptação e aculturamento que leva tempo até que se possa extrair o máximo dessa inovação, propiciando a escalada dos resultados", observa Jefferson Denti.
Apesar dos sentimentos relatados, nove em cada dez lideranças de empresas em caráter global acreditam que a IA Generativa transformará os mercados onde atuam em até 3 anos, sendo que sete em cada dez acreditam que seus negócios acompanharão a transformação dentro desse prazo.
Principais barreiras para a aplicação da IA Generativa
De acordo com a pesquisa global, três das quatro principais barreiras relatadas para uma implementação bem-sucedida de IA Generativa estão relacionadas a riscos, incluindo preocupações com a conformidade regulatória (36%); dificuldade em gerenciar riscos (30%); e falta de um modelo de governança (29%).
"Essas preocupações são provavelmente impulsionadas por riscos específicos da tecnologia, como viés de privacidade, confiança e proteção contra novas superfícies de ataque. Para construir confiança e garantir o uso responsável, as organizações estão trabalhando para criar novas diretrizes e capacidades de supervisão", enfatiza Jefferson Denti.
Globalmente e no Brasil, as principais ações incluem: estabelecer um framework de governança para o uso de ferramentas e aplicações de IA Generativa (51% e 40%, respectivamente); monitorar requisitos regulatórios e garantir conformidade (49% e 35%); e realizar auditorias/testes internos em ferramentas e aplicações de IA Generativa (43% e 68%). Adicionalmente, no Brasil, 44% das organizações também estão focadas em treinar profissionais para identificar e mitigar riscos em sistemas de IA Generativa, como parte das iniciativas para uma integração bem-sucedida da ferramenta.
"Mesmo com alguns avanços significativos na tecnologia de IA Generativa, estamos vendo um momento de reavaliação por parte das organizações. As empresas estão percebendo que, enquanto o potencial da IA é enorme, o caminho para sua implementação bem-sucedida é repleto de desafios complexos, especialmente em termos de dados e governança. Essa fase de adaptação é crucial para ajustar estratégias e garantir que a tecnologia possa entregar os benefícios prometidos de forma consistente e sustentável" avalia Jefferson Denti.
Cresce a necessidade de demonstrar o valor das iniciativas
Nas organizações globalmente pesquisadas, apenas 16% produzem relatórios regulares para a liderança financeira sobre o valor gerado com a tecnologia. No Brasil, apenas 19% elaboraram relatórios regulares para o CFO. "Conforme as aplicações e casos de uso amadurecem, os executivos estarão menos propensos a investir com base apenas em visões ambiciosas e no receio de perder oportunidades, tornando a medição um fator crucial para manter o interesse e o apoio da alta administração e dos conselhos", comenta Jefferson Denti.
Para demonstrar o valor, as organizações estão procurando utilizar KPIs específicos para avaliar o desempenho da tecnologia (55% no Brasil e 48% globalmente), criando um framework para avaliar os investimentos em IA Generativa (46% no Brasil e 38% globalmente) e acompanhando mudanças na produtividade dos funcionários (49% no Brasil e 38% globalmente).
Realizada entre maio e junho de 2024, a pesquisa Deloitte envolveu 2.770 líderes de negócios e tecnologia experientes em IA, diretamente envolvidos na pilotagem ou implementação de IA Generativa em grandes organizações presentes em 14 países. Dos entrevistados, 115 foram do Brasil. Os setores abrangidos foram: Consumo; Energia, Recursos e Indústrias; Serviços Financeiros; Ciências da Vida e Saúde; Tecnologia, Mídia e Telecomunicações; e Governo e Serviços Públicos.