Nos últimos três anos, o Sistema Ailos, composto por 13 cooperativas de crédito e atendendo 1,6 milhão de cooperados no Brasil, vivenciou um notável crescimento de 30% em seu número de cooperados e de 20% em postos de atendimento. O sucesso dessa expansão foi potencializado pela parceria com a Teletex, que apoia a transformação digital da organização, garantindo maior segurança e conectividade para seus datacenters através uma solução de automação e segurança de rede de datacenter da Cisco
Com ativos de R$ 23 bilhões e operações de crédito que somam R$ 16 bilhões, o Sistema Ailos precisa de uma infraestrutura de TI capaz de suportar o crescimento acelerado e o aumento das transações diárias. Diante disso, surgiu o desafio de migrar um de seus datacenters para um novo fornecedor, já que o antigo parceiro não atendeu mais às demandas da empresa.
A escolha pela Teletex, uma parceira de longa data, foi estratégica. A empresa apresentou a solução Cisco Application Centric Infrastructure (ACI), uma tecnologia de rede definida por software (SDN), considerada ideal para modernizar a infraestrutura de Ailos. "Precisávamos de uma tecnologia mais inovadora, que fosse líder de mercado, mais completa e que apoiasse nossa expansão. A Teletex nos apresentou o Cisco ACI, que foi a solução ideal para a evolução da nossa operação", comenta Josimar Ferrari, coordenador de redes do Ailos
A migração para o novo datacenter, localizado na Equinix, envolveu 30 dias de planejamento e 180 dias de implementação. Esse processo incluiu treinamentos intensivos e um trabalho minucioso para garantir que servidores, dados e racks fossem transferidos com segurança. Luiz Lima, gerente de contas da Teletex, explica: "Testamos todas as variáveis ??do ambiente para garantir que tudo fosse realizado sem falhas. A Cisco ACI simplifica e otimiza o ciclo de vida das aplicações, além de fornecer uma infraestrutura de rede seguraç
Com a implementação concluída, os benefícios foram rapidamente percebidos. O ambiente do Sistema Ailos se tornou mais estável, sem registros de ocorrências graves desde a transição. Uma nova interface gráfica, atualizada às antigas linhas de código, trouxe maior facilidade de gerenciamento e monitoramentoç
A solução Cisco ACI também permite a microssegmentação da rede, o que isola aplicativos e cargas de trabalho, reduzindo a superfície de ataque e melhorando a segurança. Isso evita a transferência lateral de ameaças e possibilita o controle rigoroso do tráfego entre os diferentes segmentos da rede. Ferrari destaca que, com a segurança embarcada, a cooperativa não precisa contratar outros fornecedores para garantir a proteção da rede, gerando mais economia.
O sucesso da implementação abriu portas para futuras expansões. "O Ailos planeja adotar o ACI em outro datacenter, dando continuidade à parceria com a Teletex e à estratégia de crescimento", antecipou Ferrari. Uma solução escalável garante que uma cooperativa possa crescer sem a necessidade de revisitar a arquitetura da rede.
Além do Cisco ACI, a implementação do Cisco Umbrella também desempenhou um papel crucial na transformação digital do Sistema Ailos. Essa ferramenta de segurança oferece proteção avançada contra ameaças na web e acelerou a entrega de rede em mais de 300 postos de atendimento da cooperativa, garantindo segurança no nível de DNS para os cooperados e colaboradores.
Heleno Fagundes, gerente comercial da Teletex, comenta que a transformação tecnológica ocorre em fases, e essa parceria com o Ailos possibilitou um planejamento estruturado, facilitando a implementação e o uso pleno das soluções.
Vilson Fey, gerente de Infraestrutura de TI do Sistema Ailos, reforça que "nos beneficiamos da existência prévia do Cisco Umbrella em nosso ambiente, oferecendo proteção avançada contra ameaças na web a nível de DNS, acelerando a entrega da rede de visitantes nos mais de 300 pontos de atendimento do Sistema Ailos com a segurança necessária."