O Brasil é o terceiro país em número de fraudes bancárias de ?roubo de identidade? ? fraudadores que realizam saques, pagamentos e transferências usando dados pessoais e bancários roubados de clientes, gerando prejuízo financeiro ?, segundo pesquisa da Unisys Corporation divulgada nesta semana.
Realizado entre 8 e 22 de agosto de 2005, o estudo entrevistou aproximadamente 6,5 mil pessoas (homens e mulheres entre 18 e 60 anos) que possuem conta corrente ou cartão de crédito em oito países ? México, Austrália, Estados Unidos, França, Inglaterra, Hong Kong, Alemanha e Brasil. Entre os cerca de mil brasileiros entrevistados, 9% já foram vítimas de fraude, atrás apenas do Reino Unido (11%) e dos Estados Unidos, com 17%.
Os países escolhidos para a pesquisa representam mercados fortes distribuídos pelos cinco continentes. Os dados do Brasil revelam particularidades culturais em relação aos outros sete países: o Brasil é o último colocado no ranking de uso de internet banking para transações bancárias, com 18% de usuários on-line. O México lidera a lista, com 57%.
Outro dado interessante é a questão da segurança pessoal: esta é a maior preocupação dos brasileiros quando o assunto é fraude (36%), enquanto todos os outros países temem muito mais a perda financeira, fator de preocupação que está em quarto lugar (12%) no Brasil.
Entre as razões para o baixo índice do uso de internet banking no Brasil está o alto índice de preocupação com fraudes ? 70% dizem se preocupar muito. Além disso, a grande maioria (84%) demonstra interesse em obter mais informações dos bancos sobre segurança e proteção contra fraudes e comportamentos suspeitos.
Para Armando Netto, diretor de serviços para o mercado financeiro da Unisys Brasil, os bancos que atuam em diferentes países precisam entender a sensação de insegurança do cliente brasileiro em relação ao uso de serviços bancários. ?A preocupação chega ao nível da segurança pessoal, o que faz com que os brasileiros manifestem interesse em receber informações e ferramentas de proteção contra fraudes?, afirma.
A pesquisa mostra que um entre três clientes pode até mudar de instituição financeira para se sentir mais seguro. ?Este dado indica uma grande oportunidade para os bancos reverem suas ferramentas e estratégias de combate à fraude a fim de ?fidelizar? seus clientes, aumentar o número de transações bancárias em canais mais baratos ? principalmente via internet ? e até gerar novas receitas?, finaliza Netto.