Seguindo a estratégia de aumentar a sua participação no mercado de pequenas e médias empresas, a SAP Brasil anunciou hoje (22/11) o lançamento do SAP Business One, pacote formado por um conjunto de ferramentas de gerenciamento de negócio para atender as necessidades de empresas de menor porte.
A solução, que vem sendo testada por dez clientes brasileiros da SAP por meio de um projeto piloto, já está totalmente adaptada às exigências fiscais do país. Segundo a empresa, a ?tropicalização? levou cerca de dois anos para ser feita, principalmente em virtude do processo complexo de adaptação as legislações do país.
O processo de regionalização foi feito em conjunto com os parceiros e, segundo os executivos da companhia, o tempo médio de implantação da solução é de três meses. Entre as funcionalidades oferecidas estão ferramentas de CRM e ERP integradas, permitindo ao cliente monitorar desde o processo de vendas, escolha do cliente, até a venda em si, passando pelo acompanhamento da proposta de vendas e baixa de estoque.
O diretor comercial de vendas indiretas da SAP, Luis Banhara, diz que a empresa trabalha com a expectativa de abocanhar uma fatia expressiva das cerca de 4 milhões de empresas consideradas pequenas. Destas, segundo ele, 170 mil são potenciais clientes SAP. Ele informou ainda que a SAP está em negociação com dois bancos para oferecer financiamento para que essas empresas possam adquirir a solução.
A ferramenta será comercializada e implementada por meio de 13 parceiros de negócios, entre eles a C&C, Computeasy, i-Provider, NoveraConsult e Procwork. O preço sugerido por usuário no modelo de licenciamento Profissional ? que inclui todas as funcionalidades do Business One ? é de R$ 4 mil, mas os clientes que optarem apenas pelas ferramentas de CRM pagarão R$ 2 mil por licença.