O novo cenário de tecnologia, marcado pela abundância da mobilidade e das redes sociais, resultará em novas oportunidades de negócios para as empresas, mas exigirá inovação e uma mudança na forma como comercializam suas soluções. Esta é a análise do diretor de mídias sociais da Accenture, Renato Improta, feita durante Fórum Nordeste Digital, evento promovido por TI Inside e organizado pela Converge Comunicações, realizado nesta segunda-feira, 22, em Recife, Pernambuco.
"A mobilidade e as novas mídias ocasionaram um impacto no mercado de TI, abrindo novas oportunidades de negócios para as empresas", afirmou o executivo. Segundo ele, a mobilidade gera demanda por serviços integrados, o que cria oportunidade para a oferta de serviços gerenciados, desenvolvimento de aplicativos horizontais e verticais, suporte ao usuário e vendas consultivas.
O impacto da evolução da tecnologia e dos modelos comerciais, como cloud computing, também foi salientado pelo secretário executivo de Ciência e Tecnologia do governo de Pernambuco, Aurélio Molina, que observou que os novos tempos exigem novas posturas e no mercado de TI, de transformação constante, é necessário que as soluções tenham atualizações e avanços rápidos. "O futuro vira passado num piscar de olhos", enfatizou. "E não adianta, não tem alternativa, os empresários do setor têm de arregaçar as mangas e fazer acontecer. As mudanças serão necessárias, pois os novos tempos exigem a inovação", finalizou Molina.
- Mudança