Às voltas com o aumento das aplicações e preocupada com a possibilidade de o baixo desempenho dos sistemas afetar a produtividade dos funcionários e os negócios da companhia, a RSA Seguros, subsidiária de um dos maiores grupos seguradores do mundo, decidiu adotar uma ferramenta de gerenciamento de aplicações para identificar possíveis gargalos operacionais. Após um longo processo de avaliação, a companhia seguradora acabou optando pela rootNet, ferramenta desenvolvida pela Amix, consultoria nacional especializada em segurança e performance.
Com a instalação da ferramenta em quatro pontos da rede (sites de São Paulo e Rio de Janeiro; e pontos MPLS e firewall), a RSA conseguiu criar um histórico de performance de todos os sistemas e dos eventuais desvios de comportamento. Diante desses dados, em apenas três dias, foi possível identificar facilmente a origem da lentidão, antes que isso pudesse causar qualquer problema. "Ficamos muito satisfeitos com a agilidade e a assertividade da rootNet em detectar as alterações necessárias, especialmente porque adotamos soluções simples que representaram um ganho de performance bastante significativo", revela Roberto Chateaubriand, diretor de operações e TI da RSA Seguros.
"Sabemos que é difícil identificar a causa da lentidão em uma rede complexa como a nossa, especialmente porque sempre temos de localizar e resolver tudo com muita agilidade", conta o diretor de TI, ao ressaltar que, além da metodologia empregada pela Amix na detecção de problemas, a ferramenta é capaz de "filmar" todos os dados da rede, apontar gargalos e identificar as possíveis origens da lentidão.
Chateaubriand diz que a rootNet apontou a necessidade de fazer alguns ajustes na programação das aplicações e, a partir da identificação das URLs (endereços de internet) mais demoradas, a equipe de analistas pode fazer uma boa revisão nas queries. "Nossas aplicações ficaram muito mais rápidas, o que agradou bastante os usuários." Atualmente, com quatro licenças do rootNet, a RSA mantém o monitoramento constante (24×7) de toda a rede da companhia – composta por cerca de 600 usuários. Dessa forma, é possível prevenir os possíveis problemas que possam comprometer o desempenho e a segurança da rede.
De acordo com o diretor da Amix, Jorge Sinnecker, além da agilidade em localizar problemas nas grandes redes, a vantagem de usar a ferramenta da Amix é por fim ao confronto frequente entre os profissionais de desenvolvimento e de infraestrutura. Isso porque, em casos de lentidão, as duas equipes são sempre acionadas, imediatamente. "Por ser bastante ágil, o rootNet põe fim à gigantesca discussão entre as equipes envolvidas sobre a real origem dos problemas", garante.
A RSA Seguros, conhecida anteriormente como Royal & SunAlliance, tem negócios em mais de 130 localidades e operações em 28 países. Atualmente, ela tem cerca de 22 mil funcionários e, no ano passado, pagou prêmios no valor total de 6,7 bilhões de libras esterlinas. No Brasil ela atua com foco em seguros patrimoniais, de transporte, vida, engenharia e afinidade.
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